Centros de Conhecimento

No Porto vai encontrar centros de competências de excelência que combinam talento e capacidade tecnológica.


Universidade do Porto (U.Porto)
A Universidade do Porto é a segunda maior universidade e a mais prestigiada instituição de ensino e investigação científica em Portugal.

Ler Mais
É também a mais internacional das universidades portuguesas, prosseguindo uma estratégia de cooperação com instituições do ensino superior de todo o mundo. 

Detentora do estatuto de maior "berço” científico de Portugal, a U.Porto orgulha-se de assumir um papel cada vez mais orientado para as necessidades da sociedade, sem esquecer o tecido empresarial e industrial, assente na valorização do conhecimento e na transposição do talento e da inovação que recheiam as suas 14 faculdades, uma business school e mais de 50 centros de investigação. 

Ligação: sigarra.up.pt

Ler Menos


Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S)
O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde é considerado o maior centro de investigação e inovação em saúde de Portugal.

Ler Mais
Associando três dos mais prestigiados laboratórios nacionais de investigação na área das Ciências da Vida e da Saúde, os institutos de Biologia Molecular (IBMC), de Engenharia Biomédica (INEB) e de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP). 

Com mais de 800 investigadores, o I3S centra a sua atividade transdisciplinar no desenvolvimento de respostas a alguns dos maiores desafios na área da saúde: o cancro, as doenças neurodegenerativas, as doenças infeciosas e a medicina regenerativa. 

Ligação: www.i3s.up.pt
Ler Menos


Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC)
O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto foi criado em 2007.

Ler Mais
O UPTEC é hoje em dia um ator de referência no apoio à transferência de conhecimento e tecnologia entre a Universidade do Porto e o tecido empresarial que a rodeia.

Com uma estrutura assente em 4 polos temáticos – Tecnologias, Indústrias Criativas, Biotecnologias e Mar, desde a sua criação, o UPTEC apoiou o desenvolvimento de mais de 370 projetos empresariais, em áreas tão diversas como as Nanociências e Nanotecnologias, Novos Materiais e Produção, Energia, Saúde, Biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, entre outras. 

O seu desempenho exemplar culminou, em 2013, na atribuição do Prémio Europeu RegioStars, na categoria "Crescimento Inteligente”.

Ligação: uptec.up.pt
Ler Menos


Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC)
Criado em 1985, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência é hoje considerado um Laboratório Associado de referência em I&D e Transferência de Tecnologia, a nível nacional.

Ler Mais
Com um caráter marcadamente multidisciplinar, atua como interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, nos domínios das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica.

Com um total de 6 polos localizados a Norte, e com sede no Porto, o INESC TEC reúne mais de 700 investigadores, distribuídos por 13 centros de I&D e uma unidade associada, com competências complementares e vocacionadas para o mercado internacional.

Ligação: www.inesctec.pt
Ler Menos


Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEiiA)
O Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel é um ator de referência no desenvolvimento e implementação de produtos inovadores e sistemas inteligentes para as indústrias da aeronáutica, mobilidade e offshore de todo o mundo. 

Ler Mais
Com mais de 200 funcionários, o CEiiA reúne as principais associações portuguesas, universidades, centros de I&D, entidades públicas e fornecedores da indústria automóvel e aeronáutica. 

Com sede na região do Porto, o centro de inovação opera também nos mercados globais, detendo uma presença internacional assinalável – o CEiiA possui instalações no Brasil e equipas de engenharia posicionadas em vários países da UE, nomeadamente Espanha, França, Reino Unido e Itália.

Ler Menos


Politécnico do Porto (P.PORTO)
O Politécnico do Porto é o maior e mais prestigiado Instituto Politécnico em Portugal.

Ler Mais
O P.Porto é uma instituição superior pública de referência que forma profissionais nas áreas das Artes, Engenharia e Tecnologia, Educação, Gestão e Saúde, desde 1985.

Um universo de 20 mil pessoas estuda, ensina e investiga diariamente nas 7 escolas do P.Porto e cerca de duas dezenas de grupos de investigação científica testam, descobrem e inovam na instituição politécnica nacional melhor classificada nos rankings científicos internacionais.

O P.Porto tem-se afirmado, cada vez mais, como uma comunidade aberta e internacional, quer através da criação de ligações estratégicas com o tecido empresarial envolvente, quer através da criação de uma rede de cooperação que abrange mais de 300 entidades distribuídas pelos quatro continentes. 

Ligação: www.ipp.pt
Ler Menos


Fraunhofer Portugal
A Fraunhofer Portugal é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pela Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização de investigação aplicada na Europa.

Ler Mais
Fundada em 2008 foi a primeira filial da Fraunhofer a abrir fora da Alemanha.

Em Portugal, a Fraunhofer opera o Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (Fraunhofer AICOS) – uma parceria entre a Fraunhofer-Gesellschaft e a Universidade do Porto –  dedicada às áreas de "Ambient Assisted Living” (AAL) e de Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (ICT4D).

A Fraunhofer Portugal promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objectivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade directa para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.

Ler Menos
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal