Polos de Competitividade ou Clusters

O Porto detém uma forte tradição industrial e uma boa parte dos polos e clusters portugueses está sediada na região.


Health Cluster Portugal – Polo de Competitividade da Saúde (HCP)
O Health Cluster Portugal foi fundado em 2008 com a missão de desenvolver o ecossistema de saúde português e posicionar o País como um player competitivo na investigação, conceção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à Saúde.

Ler Mais
Com sede na região do Porto, possui uma cada vez maior abrangência nacional assim como uma presença internacional assinalável. 

Atualmente, o HCP mobiliza cerca de 160 associados, incluindo instituições de I&D, universidades, hospitais, organizações da sociedade civil e empresas das áreas da farmacêutica, biotecnologia, dispositivos médicos, TICE e serviços, entre outras. 

Ler Menos


PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção
O PRODUTECH foi fundado com a missão de promover o desenvolvimento sustentável e a internacionalização da fileira das tecnologias de produção em estreita colaboração com os principais setores da indústria transformadora portuguesa e com o sistema científico e tecnológico.

Ler Mais
O Pólo pretende promover e dinamizar a cooperação entre as empresas produtoras de tecnologias de produção - fabricantes de máquinas, equipamentos e sistemas, integradores de sistemas, empresas de desenvolvimento de aplicações informáticas, empresas de engenharia e consultoria industrial - e as entidades dos principais setores utilizadores, fornecendo-lhes soluções inovadoras, flexíveis, integradas e competitivas. 

Atualmente mobiliza mais de 100 associados, incluindo fornecedores de tecnologia, utilizadores finais, entidades setoriais, centros tecnológicos, entidades do sistema científico nacional, entre outros.

Ler Menos


PortugalFoods - Pólo de Competitividade e Tecnologia Agroalimentar
O Pólo de Competitividade e Tecnologia Agroalimentar tem como missão reforçar a competitividade do setor agroalimentar através de dois eixos estratégicos - a inovação e a internacionalização.

Ler Mais
A marca PortugalFoods, marca ‘umbrella’ do setor agroalimentar português promovida pelo pólo, tem assumido um papel preponderante na promoção do país - dos seus produtos, marcas e empresas - e na sua afirmação nos mercados internacionais. 

Com sede na região do Porto, possui mais de 130 associados desde empresas com relevância na fileira agroalimentar, passando por entidades do sistema científico e tecnológico nacional até entidades regionais e nacionais que representam os vários subsetores que compõem o setor agroalimentar português.

Ler Menos


Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade (PCT Mobilidade)
O PCT da mobilidade foi fundado com a missão de promover iniciativas e atividades de inovação e tecnologia de vocação nacional e internacional nas várias áreas associadas às indústrias da mobilidade.

Ler Mais
Através da cooperação entre empresas, organizações, universidades e entidades públicas, pretende aumentar a capacidade de I&DT e consequentemente o volume de negócios, as exportações e o emprego qualificado no setor.

O Pólo ambiciona posicionar Portugal como uma referência na investigação, conceção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços das indústrias da mobilidade.

Com sede na região do Porto, conta atualmente com 40 associados incluindo empresas, associações empresariais, centros de I&D e organismos públicos.

Ler Menos


Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE.PT)
O TICE.PT tem como missão a construção de uma plataforma de concertação que mobilize os principais atores das TICE nos processos de inovação, I&DT, transferência de conhecimento, formação avançada, desenvolvimento de produtos e serviços, marketing e internacionalização.

Ler Mais
O Pólo ambiciona fazer de Portugal uma referência mundial no setor das TICE – Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica, até 2020. A Internet do Futuro, a formação e qualificação e a internacionalização são os elementos fundamentais da sua estratégia de intervenção.

Com sede em Aveiro, o TICE.PT envolve e mobiliza atores relevantes em todo o país, em particular nas regiões de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa, abrangendo mais de 85 associados, representantes de toda a cadeia de valor na área das TICE – universidades, institutos de I&D, associações empresariais e empresas.

Ligação:  www.tice.pt
Ler Menos
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal