Municipais

O Município do Porto disponibiliza vários instrumentos financeiros e fiscais que tornam a cidade do Porto mais atrativa para o investimento, tanto em termos nacionais, como internacionais.


Áreas de Reabilitação Urbana
A Câmara Municipal do Porto delimitou e definiu o programa estratégico de um conjunto de Áreas de Reabilitação Urbana, por forma a responder à necessidade de requalificação e revitalização desses territórios, e de  fomentar a qualificação do ambiente urbano, a melhoria das infraestruturas e o desenvolvimento económico e social dessas áreas.
Ler Mais

O programa estratégico é um instrumento essencial, pois define objetivos concretos, metas a alcançar e prazos para a sua execução faseada, determinando ainda um conjunto de benefícios e incentivos à Reabilitação Urbana.

As Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) da Cidade do Porto incluem: 
  • ARU dos Aliados;
  • ARU do Bonfim;
  • ARU de Campanhã-Estação;
  • ARU de Cedofeita;
  • ARU do Centro Histórico do Porto;
  • ARU da Lapa;
  • ARU de Miragaia;
  • ARU de Santos Pousada.
Encontram-se ainda em estudo as ARUs da Corujeira-Cerco do Porto, de Lordelo do Ouro, e da Foz Velha.

Para mais informações, consultar o Balcão Virtual da Câmara Municipal do Porto.
Ler Menos


Imposto Municipal sobre Imóveis
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), responsabilidade da Câmara Municipal do Porto, foi reduzido em 10% do ano de 2016 para 2017, sendo atualmente aplicável a taxa de 0,324% para Prédios Urbanos avaliados nos termos do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (CIMI) e 0,800% para os restantes.
Ler Mais

Com o valor de IMI atual, o Município do Porto é um dos mais competitivos e atrativos para se viver e investir em Portugal.
Ler Menos


Derrama
A derrama é um imposto municipal que incide sobre o lucro tributável do exercício das pessoas coletivas, antes da dedução de prejuízo fiscais. Para o ano de 2017, é aplicada uma redução da taxa de derrama para empresas com um volume de negócios inferior a 150 mil euros anuais, com a taxa a situar-se em 1%.
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal