Resultados

A InvestPorto, no período entre a sua fundação em 2015 e junho de 2017, apoiou diretamente e com grande proximidade, um total de 154 projetos, 75 dos quais internacionais, que representam um valor de investimento total estimado, valor este altamente subavaliado, de cerca de 250 milhões de euros. Fez mais de três centenas e meia de propostas de localização empresarial, no mesmo período.

Estes projetos são sobretudo intensivos em conhecimento, consistindo em grandes operações de serviços de alto valor acrescentado que se traduzem num investimento inicial menos pronunciado (pois não implicam elevados custos fixos iniciais), mas cujo impacto é muito relevante no emprego (direto e indireto) gerado, na tecnologia e inovação que são desenvolvidas e nas receitas do imobiliário (nomeadamente, com o arrendamento de grandes espaços para escritórios ou conversão de antigas fábricas e armazéns), entre outros efeitos potenciais.

De entre os projetos apoiados, destacam-se o grande peso do setor das TIC e dos projetos no setor do Nearshore e Serviços Partilhados, contando-se também com os projetos nos setores Agroalimentar, Imobiliário, Turismo, e Saúde.

O conjunto de investimentos já concretizados permitiram criar cerca de 3.000 novos empregos na cidade, estimando-se adicionar 8.000 novos postos de trabalho nos próximos 2 anos.

Para além destes contactos que chegam das empresas, a InvestPorto tem desenvolvido ações proativas, nomeadamente, com a realização de missões internacionais, 9 no total: Macau e Shenzhen, China; Doha, Qatar; Jena, Alemanha; Tours, França; Luanda, Angola; Paris, França; Nova Iorque, EUA; Ostrava, Brno; e Prague, República Checa. Tem também recebido várias missões inversas, de vários empresários provenientes de distintos países, entre outras iniciativas de diplomacia económica envolvendo entidades como, por exemplo, embaixadas, câmaras de comércio e indústria, e associações empresariais.
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal