Inovação

O Porto é um destino de excelência para inovar.

No Porto vai encontrar instituições científicas e académicas de classe mundial, expressivos níveis de investimento em I&D (investigação e desenvolvimento), generosos incentivos fiscais à I&D empresarial, uma infraestrutura de telecomunicações moderna, acesso a recursos humanos talentosos e a infraestruturas de I&D de excelência.


Investimento em I&D Significativo
  • No Porto, o investimento em I&D em percentagem do PIB subiu de 0,84%, em 2003, para 2,01%, em 2012.

  • Desenvolvimento de uma nova geração de cientistas e engenheiros, incluindo um vasto leque de novos doutorados e investigadores.
Ler Mais
  • Portugal apresenta um dos desenvolvimentos mais dinâmicos da Europa no que diz respeito à inovação: entre 2006-2015 foi um dos 10 países que mais cresceram em termos de desempenho em inovação - taxa de crescimento médio anual atingiu os 0,9%.

  • Empresas inovadoras: excelente desempenho ao nível da inovação intramuros e no desenvolvimento de inovações de produto, processos, marketing e organizacionais.

  • Portugal ocupa o 30º lugar a nível mundial no que diz respeito ao desempenho global em inovação.

  • Investigadores portugueses estão entre os melhores do mundo em várias áreas - engenharia, ciências dos materiais, ciências médicas, física, ciências aeroespaciais - publicando regularmente nas mais prestigiadas publicações internacionais.

    Fontes: FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia); Comissão Europeia - European Innovation Scoreboard 2016; Cornell University, INSEAD & WIPO - The Global Innovation Index 2016.
Ler Menos


Prestigiados Centros de I&D e Instituições Tecnológicas
  • A qualidade das instituições de investigação portuguesas está entre as melhores do mundo - 25º lugar entre 138 países no Global Competitiveness Report.
Ler Mais
  • O Porto dispõe de centros de investigação científica e tecnológica de excelência, que possuem uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos internacionais e que servem de interface entre as universidades e a indústria.

  • O Instituto Fraunhofer - a maior organização de investigação aplicada na Europa - escolheu o Porto para abrir a sua primeira filial fora da Alemanha.
Fontes: World Economic Forum - The Global Competitiveness Report 2016-2017.
Ler Menos


Parcerias Internacionais de I&D
  • Programa ‘Parcerias para o Futuro’ reúne entidades portuguesas e instituições de internacionais de excelência: Universidade de Carnegie Mellon, Harvard Medical School, Universidade do Texas em Austin e MIT (Massachusetts Institute of Technology).

  • Produção científica internacional melhorou significativamente: Portugal apresenta um desempenho bastante superior à média da UE nesta área - índice de 173 vs UE 100 no European Innovation Scoreboard.
Fontes: Comissão Europeia - European Innovation Scoreboard 2016.


Inovação. Sabia que...
  • existe no Porto um instituto de investigação de classe mundial nas ciências da saúde?
    O consórcio I3S, liderado pela Universidade do Porto, reúne quatro instituições de investigação, investigadores de diversas escolas e três hospitais.

    Com mais de 800 colaboradores, dos quais 250 investigadores doutorados, proporciona um ambiente vibrante para novas descobertas científicas e melhores cuidados de saúde.

    O I3S centra a sua atividade no desenvolvimento de respostas a alguns dos maiores desafios na área da saúde - cancro, doenças neuro degenerativas, doenças infeciosas e medicina regenerativa. Possui uma vasta rede de parcerias internacionais com entidades-líder mundiais nas áreas em que trabalha. Realiza, ainda, consultoria em diversos países.
  • existem empresas no Porto que investem mais de 20% do seu volume de negócios em I&D?
    A BIAL, um dos principais grupos farmacêuticos ibéricos, investe 20% da sua faturação na investigação de produtos farmacêuticos inovadores.

    Tem 6 moléculas patenteadas a nível mundial e os seus produtos estão presentes em mais de 50 países espalhados por 4 continentes – Europa, América, África e Ásia.
  • o primeiro GPS do mundo com fotografias aéreas foi criado no Porto?
    Somos inovadores em soluções de software móvel. A Ndrive lançou o primeiro GPS do mundo com fotografias aéreas.

    A empresa teve entre 2005 e 2008 um crescimento de 750%. Fundada como uma spin-off, a empresa é hoje um acelerador de negócios para Telcos, OEM e fabricantes de dispositivos e a sua presença espalha-se por todo o mundo - com vendas em mais de 50 países e escritórios em São Francisco, São Paulo e Shenzhen.
  • há tecnologia do Porto a bordo do laboratório espacial da Agência Europeia? E que o Porto fornece tecnologia de ponta para veículos elétricos?
    A EFACEC é o maior fornecedor português de soluções em energia, engenharia e serviços de automação e ambiente, transportes e logística.

    Presente um pouco por todo o mundo, desenvolveu e fabricou o primeiro instrumento eletrónico qualificado pela Agência Espacial Europeia e pela NASA.

    O EuTEMP é um registador autónomo de temperaturas no espaço e começou a voar no Space Shuttle Atlantis.

    A EFACEC é também um dos principais fabricantes de equipamentos de abastecimento de veículos elétricos e foi uma das primeiras empresas no mundo a fornecer carregadores rápidos para estes veículos.
  • o Porto tem a maior rede de autocarros com Wi-Fi do mundo?
    Desenvolvida pela Veniam, uma spin-off da Universidade do Porto, é a maior e mais sofisticada rede veicular do mundo. Mais de 600 autocarros e táxis estão equipados com routers que servem de hotspots móveis.

    Atualmente, a rede serve cerca de 70.000 pessoas por mês e já despertou o interesse de cidades como São Francisco, nos EUA, e Barcelona, em Espanha.
  • no Porto estamos na vanguarda das ondas?
    A empresa OceanScan Marine Systems & Technology é uma das principais instituições de robótica submarina na Europa e um excelente exemplo do know-how de excelência do Porto no domínio do Mar.
  • os futuros interiores de aeronaves estão a ser desenvolvidos no Porto?
    O projecto Life (Lighter, Friendly and Eco-efficient Aircraft Cabin) está a desenvolver soluções inovadoras para interiores de aeronaves que combinam eco-eficiência, leveza e conforto num design integrador e inovador.

    O projeto está a ser desenvolvido em conjunto por fornecedores da indústria da aviação e dos transportes, empresas de design e instituições de I&D.
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal