Qualidade de Vida

O Porto não é apenas um bom local para investir, é também um ótimo lugar para viver, trabalhar e desfrutar de uma qualidade de vida ímpar.

Seguro, com um clima agradável, uma cultura rica e património resultante de nove séculos de história, serviços de saúde de alta qualidade, escolas internacionais e uma excelente conectividade de voos para todo o Mundo, o Porto oferece excelentes condições para expatriados.

Portugal é um país aberto a outras culturas e o Porto é conhecido pela sua capacidade de receber, integrar e fazer todos sentirem-se em casa.


Cidade Acolhedora, Inclusiva e Segura
O Porto é uma cidade segura para viver e fazer negócios.
Ler Mais
  • Portugal é o 5º país mais pacífico do mundo, de acordo com o Instituto para Economia e Paz.

  • Democracia consolidada baseada num sistema político estável e confiável, onde os cidadãos, organizações e comunicação social disfrutam de elevados níveis de liberdade de informação.

Portuenses são afáveis e acolhedores

  • Portugal é considerado um dos países mais acolhedores do mundo para imigrantes – 2º no Migrant Integration Policy Index.

  • Povo aberto a novas culturas: ambiente atrativo para trabalhadores estrangeiros e famílias.

  • Ambiente internacional: existência de reputadas escolas internacionais que oferecem programas internacionais em Inglês, Francês ou Alemão e de um sistema educativo, público e privado, de grande qualidade onde pode aprender a terceira língua europeia mais falada no mundo - o Português.

Elevados níveis de desenvolvimento social

  • Sociedade que valoriza o bem-estar de mães e crianças: Portugal ocupa o 16º lugar no índice dos melhores países para se ser mãe, de acordo com a organização Save the Children;

  • Observaram-se grandes avanços sociais no que diz respeito ao equilíbrio entre trabalho e lazer;

  • De acordo com o Social Progress Index, Portugal apresenta um dos melhores desempenhos a nível mundial no que diz respeito ao desenvolvimento social (21º lugar entre 133 países).

    Fontes: The Institute for Economics and Peace - Global Peace Index 2016; British Council and Migration Policy Group - Migrant Integration Policy Index 2015; Save the Children - State of the World’s Mothers 2015; Social Progress Imperative – Social Progress Index 2016.
Ler Menos


Uma Cidade Autêntica
O Porto foi eleito o Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017.
Ler Mais
  • Tradição, cultura, história, arquitetura, gastronomia e vinhos, paisagem, hospitalidade e a alegria das suas gentes são atributos de uma cidade única.

  • Modo de vida muito próprio e acolhedor: o Rio Douro, o centro histórico Património Mundial, o modernismo dos edifícios contemporâneos de arquitetos como Siza Vieira ou Souto de Moura e alegria contagiante das festas populares e dos festivais de música e arte.

  • Lazer, diversão e vida noturna: excelentes cafés e esplanadas, as famosas ruas em redor da rua Galerias de Paris, a zona de Miguel Bombarda ou a comercial rua de Santa Catarina são pontos de referência nas artes, na cultura, mas também no lazer e nas compras.
  • Portugal é um destino turístico de topo que combina um património rico com serviços competitivos e de qualidade: ocupa o 15º lugar no Travel & Tourism Competitiveness Report.
Fontes: European Best Destinations (European Consumers Choice/Associação Europeia dos Consumidores); World Economic Forum – Travel & Tourism Competitiveness Report 2015.
Ler Menos


Clima Ameno e Agradável
  • 220 dias de sol por ano e 7.7 horas diárias de luz solar (média).

  • Clima suave sem grandes variações de temperatura: entre 10ºc no Inverno e 30ºc no Verão.

  • Recursos – clima, parques, rio, mar - atrativos para prática desportiva: corrida, canoagem ou surf.

    Fontes: Germanwatch, CAN - The Climate Change Performance Index 2015.


Escolas Internacionais
Na cidade do Porto existem várias escolas internacionais.

Ler Mais

Colégio Alemão do Porto

Fundada em 1901, tem mais de 100 anos e faz parte de uma rede de 130 escolas estrangeiras alemãs. A escola fornece uma educação completa aos alunos, permitindo-lhes continuar os seus estudos na Alemanha, Portugal ou em qualquer outro pais, com a sua oferta de educação compreendendo o jardim de infância (3 anos), a escola primaria (4 anos) e o ensino secundário (5º ao 12º ano).


CLIP (Colégio Luso Internacional do Porto)

Fundada em 1990, tem hoje aproximadamente 650 estudantes, com idades entre 3 e 18, de 25 países diferentes. A escola oferece um currículo escolar internacional baseado no National Curriculum for England, com algumas modificações que se adequam tanto aos objetivos filosóficos e pedagógicos da escola como às circunstâncias locais do CLIP, como uma escola internacional no Porto.


Lycee Francais Internacional do Porto

Fundada em 1963, hoje em dia é o lar de mais de 900 alunos de 3 a 18 anos, desde a pré-escola até ao ultimo ano. A escola fornece um coaching intensivo em língua francesa, para preparar cada finalista no sentido de prosseguirem os seus estudos em França, Portugal ou qualquer outro país, uma vez que o Baccalauréat reconhecido em todo o mundo.


Oporto British School

Fundada em 1894, é uma das escolas internacionais mais antigas do mundo e a escola britânica mais antiga na Europa Continental. A escola proporciona uma educação internacional para alunos dos 3 aos 18 anos, desde o jardim de infância até ao 12º ano, com o ensino lecionado principalmente em Inglês.
Ler Menos

Qualidade de Vida. Sabia que...
  • o Porto tem a mais antiga Região Vinhateira Demarcada e Controlada do Mundo?
    Foi em 1756 e no vale do Douro, origem do mundialmente famoso e sempre surpreendente Vinho do Porto, que nasceu a mais antiga região vinhateira demarcada e controlada do mundo, com 250 mil hectares.

    Um gesto inovador que premiou uma região fascinante com o galardão de "Património da Humanidade”.

    Hoje oferece a habitantes e turistas as mais extraordinárias paisagens e quintas vinhateiras, desportos vibrantes, atividades culturais e os mais sofisticados hotéis à volta do mundo. E, claro, os melhores néctares.
  • no Porto mais de 500 mil pessoas passam todos os anos pelo Museu da Arte Contemporânea?
    O Museu de Arte Contemporânea de Serralves foi visitado por mais de 500 mil pessoas (entre Setembro de 2014 e Setembro de 2015), tornando-o um dos museus portugueses mais visitados. Mais de 100 mil visitantes são turistas.

    Com uma atividade intensa de exposição, programação, criação e divulgação em diversos domínios de expressão artística, o Museu de Serralves é um centro de referência cultural na Península Ibérica.

    O seu edifício foi projetado pelo arquiteto Siza Vieira.

    Em 2016, mais de 80 Quadros de Joan Miró foram expostos no Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal