Indústrias Criativas

Os investimentos realizados nos últimos anos nas indústrias criativas criaram uma infraestrutura sólida e alargada no Porto, uma cidade empreendedora e com a criatividade no seu ADN.

Estes investimentos colocam a cidade na vanguarda deste setor a nível nacional sobretudo nos setores ligados à produção de bens de consumo com uma forte componente de design (design based consumer goods), nomeadamente no têxtil e vestuário, calçado, acessórios, mobiliário ou a joalharia.

Também as atividades associadas à produção, distribuição e promoção de conteúdos culturais e criativos têm tido um papel fundamental na indústria, por força essencialmente dos recentes investimentos da cidade na preservação e valorização do seu património cultural e turístico.


Exportação das Indústrias Tradicionais é um Excelente Ponto de Partida
O Norte de Portugal é hoje reconhecido internacionalmente pela qualidade e capacidade da sua indústria dos têxteis, vestuário e calçado, indústria com elevada orientação exportadora.

As indústrias tradicionais detêm uma expressão económica relevante na Região Norte, com um volume de negócios de cerca de 9.000 milhões de euros e um volume de quase 200 mil pessoas ao serviço. 


Aposta na Exploração da Herança Cultural
A atual rede de infraestruturas culturais da cidade tem qualidade e notoriedade, sendo procurada pelo público em geral, que nela encontra uma programação de prestígio, regular e adequada.
Ler Mais

Natural destaque têm as principais estruturas da cidade do Porto como seja a Fundação de Serralves, Casa da Música e Teatro Nacional de S. João.

As indústrias criativas têm surgido, assim, lado a lado com o turismo cultural, o marketing cultural, a dinamização da regeneração urbana da cidade, ajudando à projeção internacional do Centro Histórico do Porto.
Ler Menos


Qualidade e a Criatividade dos Recursos Humanos
O Porto tem formado capital humano em áreas tecnológicas de suporte às indústrias criativas como sejam as engenharias focadas no têxtil, vestuário e calçado.
Ler Mais

Considerando outras áreas nucleares como sejam as Belas Artes, Artes do Espetáculo, Audiovisuais e Produção dos Media, Design, Artesanato, Marketing e Publicidade, Arquitetura ou Urbanismo, são cerca de 1.700 os recursos humanos que, anualmente, obtém o seu diploma nas instituições da cidade.

O Porto distingue-se também por ter hoje uma pool de "pessoas criativas”, com espírito empreendedor, com competências, informação, conhecimento e talento capazes de fazer a diferença.

Fontes: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Ler Menos


Novas Dinâmicas de Apoio ao Empreendedorismo
As Universidades da cidade têm dado um importante suporte às indústrias criativas através de iniciativas de investigação e desenvolvimento ou de promoção ativa de novos negócios tendo por base os seus estudantes.
Ler Mais

Destaca-se a criação de incubadoras/ninhos de empresas pela Universidade do Porto ou Universidade Católica Portuguesa.

Também a Fundação de Serralves apostou na criação de um espaço adequado à instalação de empresas emergentes.
Ler Menos


Instrumentos de Financiamento Disponíveis
Existe um conjunto interessante de instrumentos de financiamento disponíveis para apoiar iniciativas associadas às indústrias criativas, desde linhas específicas do Programa Portugal2020 até capital de risco, Business Angels, garantia mútua, entre outros.
Ler Mais
  • Um projeto que aposte na articulação com as unidades de I&D e se centre na evolução de produtos especializados, por exemplo, novas fibras especiais e fibras compósitas para produtos inovadores ou novas aplicações têxteis, rumo à personalização e à customização em massa de vestuário e moda, terá um enquadramento facilitado no Portugal2020

  • Também um projeto que procure encontrar novos conteúdos digitais e serviços de software em parceria com as unidades de I&D existentes, tem à sua disposição estímulos financeiros competitivos. 

  • Todos os projetos que visam uma efetiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&D junto das empresas, realizados em colaboração entre empresas e entidades de I&D podem também ser apoiados.
Ler Menos
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal