Mobilidade

O setor automóvel é um dos mais importantes da economia portuguesa, com um peso significativo nas exportações e no emprego nacionais. Alguns dos melhores exemplos do setor encontram-se na cidade e na região.

No Porto são várias as entidades que contribuem para o bom desenvolvimento do setor automóvel em Portugal, atuando em áreas transversais como as TIC (potenciando desenvolvimentos em várias áreas que incluem a eletrónica verde ou os sensores inteligentes), a energia, os recursos naturais e o ambiente.

Também o setor das tecnologias de produção desempenha um papel fundamental na indústria automóvel, destacando-se a existência na cidade de algumas importantes entidades que se dedicam ao desenvolvimento de tecnologias associadas a ganhos de eficiência na produção, por via de sistemas de produção, flexíveis, inteligentes e adaptativos.


Elevado Know-How
Existe no Porto um elevado know-how, e reconhecida qualidade, em domínios de suporte às indústrias da mobilidade.

Ler Mais
Existe um elevado know-how, nomeadamente, nos têxteis, borracha, cortiça, vidro, moldes e plásticos, e tecnologias de produção.

São várias as unidades de I&D que se dedicam a desenvolver novos projetos ligados à sustentabilidade e inovação da produção automóvel e dos seus componentes (novos meios de transporte, baixo carbono e verdes, novos combustíveis), às tecnologias avançadas aplicadas ao setor (TIC e eletrónica, ótica e lasers, robótica, automação e controlo), bem como ao uso e à exploração de novos materiais.
Ler Menos


Perfil de Especialização tem contribuído para o desenvolvimento do Setor Aeronáutico
Portugal tem o reconhecimento internacional ao nível de serviços de manutenção e engenharia aeronáutica.

Ler Mais
Existem em Portugal grandes empresas, com reconhecimento internacional, na área de serviços de manutenção e engenharia aeronáutica e de um dos maiores fabricantes mundiais de aviões.

O dinamismo desta indústria, aliado ao conhecimento e escala já alcançados, potenciam a instalação no município de algumas entidades que contribuem para o cluster nacional de aeronáutica.

Existem hoje competências científicas dedicadas à indústria automóvel e aeronáutica (com destaque para o CEIIA e o INEGI), mas também competências de suporte associadas a outros domínios da mobilidade como a Química, os Materiais e a Biotecnologia.
Ler Menos


Instrumentos de Financiamento Disponíveis
Os projetos promovidos no âmbito do Portugal 2020 que visam evidenciar as vantagens económicas e técnicas das novas soluções tecnológicas que não se encontram suficientemente validadas do ponto de vista tecnológico para utilização comercial podem ser financiados.
Ler Mais
  • É aplicável um incentivo não reembolsável até a um limite máximo de 1 milhão de euros por projeto. 

  • As despesas, que serão financiadas até ao limite de 85%, podem ser variadas e incluir: 

    • Despesas com pessoal técnico dedicado a atividades de I&D;
    • Aquisição de patentes;
    • Matérias-primas, materiais consumíveis e construção de protótipos e instalações piloto;
    • Assistência técnica, científica e consultoria;
    • Plataformas eletrónicas de inovação aberta e crowdsourcing;
    • Aquisição de instrumentos e equipamento científico e técnico;
    • Software específico;
    • Despesas com promoção e divulgação dos resultados de projetos de inovação de produto ou de processo;
    • Viagens e estadas no estrangeiro, necessárias a realização do projeto.
Ler Menos
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal