Saúde

No Porto assiste-se a uma dinâmica muito interessante nas indústrias e serviços adstritos à saúde…um setor com uma massa crítica e conhecimento assinaláveis na cidade, em múltiplas áreas.

O setor da saúde na Região Norte e no Porto tem verificado, nos últimos anos, um forte dinamismo e resiliência, com um assinalável crescendo na competitividade e nas vendas ao exterior.

As empresas instaladas na Região Norte e no Porto têm sido internacionalmente reconhecidas pela elevada qualidade dos seus produtos e serviços – farmacêutica, dispositivos médicos, prestação de serviços de saúde, turismo de saúde e bem-estar, e cosmética – e pela sua capacidade para desenvolver, fabricar e fornecer uma vasta gama de produtos e serviços, com uma elevada flexibilidade, como é o caso de ensaios clínicos.


Ecossistema de Investigação & Desenvolvimento Vibrante e Inovador
O ecossistema de Investigação & Desenvolvimento existente na cidade é caracterizado pela presença de várias instituições e cientistas de renome mundial, em áreas como as neurociências, o cancro, a imunologia, a medicina regenerativa e a nanomedicina.

Ler Mais
Na sua base está um sistema de ensino superior de elevada qualidade, responsável pela formação, ano após ano, de centenas de profissionais qualificados em áreas como a medicina, enfermagem, terapia e reabilitação, tecnologias de diagnóstico e terapêutica, ciências biomédicas, e ciências farmacêuticas, entre outras.

A Região Norte apresenta o maior volume de graduados em Portugal no domínio das Ciências da Vida e Saúde: são mais de 8.000 os graduados que terminam anualmente os seus estudos avançados.

Apresenta ainda um volume muito interessante de artigos publicados em revistas da especialidade em Ciências da Vida e Saúde.

Fontes: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Ler Menos


Sistema de Saúde de Elevada Qualidade
Existe um sistema de saúde de elevada qualidade, com excelentes profissionais e equipamentos modernos.

Ler Mais
Esta qualidade é regularmente avaliada por uma entidade reguladora nacional independente, e há um número crescente de hospitais a obter a acreditação internacional. 

Para além da competitividade dos custos, outros fatores como a localização geográfica do país, o clima, a oferta turística, cultural e de lazer, e a hospitalidade das pessoas tornam Portugal e o Porto, em particular, um destino de eleição para os cidadãos de outros países que procuram cuidados de saúde de elevada qualidade.

Dada a qualidade das instituições de I&D e dos hospitais portugueses, incluindo os seus recursos humanos e as infraestruturas e equipamentos, o Porto é um parceiro competitivo ao nível dos serviços científicos/tecnológicos/analíticos especializados, bem como um destino atrativo para a realização de ensaios clínicos.
Ler Menos


Instrumentos de Financiamento Disponíveis
Para além dos incentivos financeiros, contemplados no âmbito do Portugal 2020, projetos de I&D e Inovação podem ser elegíveis no âmbito dos incentivos fiscais.

Ler Mais
O Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial II, a vigorar no período de 2013 a 2020, visa apoiar as atividades de Investigação e de Desenvolvimento, relacionadas com a criação ou melhoria de um produto, de um processo, de um programa ou de um de um equipamento, que apresentem uma melhoria substancial e que não resultem apenas de uma simples utilização do estado atual das técnicas existentes.

Estes apoios permitem recuperar até 82,5% do Investimento em I&D, na parte que não tenha sido objeto de comparticipação financeira do Estado a fundo perdido, realizadas nos períodos de tributação de 1 de Janeiro de 2013 a 31 de Dezembro de 2020.

Ler Menos
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal