Serviços Partilhados

Portugal, dada a sua localização estratégica, é um dos mais relevantes centros de nearshore da Europa. A cidade do Porto é particularmente atrativa neste tipo de atividade, sobretudo quando associada a atividades de elevado valor acrescentado.

Nesta altura, já são muitos os centros nearshore baseados no Porto, a atuar como centros de engenharia, de serviços partilhados e de contato para vários pontos geográficos do mundo.

Seja no domínio do desenvolvimento de aplicações multimédia e na programação e engenharia de sistemas, no desenvolvimento de soluções de e-government e de desmaterialização de processos ou no suporte técnico especializado assente em plataformas certificadas, o Porto tem claras vantagens em termos de localização estratégica para modelos de suporte assentes em metodologias "follow-the-sun”, sendo conhecido por dispor de excelentes profissionais, com uma cultura de trabalho muito positiva e um mindset multicultural.


Localização Geográfica Privilegiada para aceder a Mercados Relevantes
O Porto situa-se na convergência de 3 continentes: europeu, americano e africano.

Ler Mais
O Porto dispõe de uma rede de suporte logístico baseada em excelentes infraestruturas rodoviárias, marítimas e aéreas, que o colocam no centro de importantes rotas internacionais.

Prevalece um fuso horário com um desvio mínimo face ao eixo central europeu, e coincidente com o de países como o Reino Unido e a Irlanda, coloca o Porto ainda mais perto, e no trajeto para uma maior eficácia operacional.
Ler Menos


A Multiculturalidade Portuguesa e o Domínio de Línguas
A língua portuguesa é a sexta língua mais falada no mundo, argumento relevante para a penetração em mercados de expressão portuguesa como o Brasil.

Ler Mais
O ensino do inglês é obrigatório desde os primeiros anos de escolaridade. 

Acresce a existência de muitos colégios privados cuja lecionação é, exclusivamente, numa língua estrangeira, espaços que podem constituir uma excelente base de recrutamento, bem como uma solução interessante para os filhos daqueles que se instalam na cidade.

A cidade do Porto recebe anualmente mais de 4.000 estudantes internacionais, que frequentam as Universidades da cidade para terminarem o seu grau. Estes estudantes constituem também uma excelente base de recrutamento.

São reconhecidas as capacidades inatas da cultura Portuguesa: em termos de flexibilidade de adaptação a outras culturas, de conhecimento e de facilidade de aprendizagem de outras línguas.

Fontes: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Ler Menos


Forte Aposta na Qualificação e na Formação dos Recursos Humanos
No caso das operações de criação de unidades de business process outsourcing ou centros de serviços partilhados e de centros de contacto, é relevante a mão-de-obra qualificada e formada na Região Norte nas áreas da Economia, Contabilidade e Gestão (são 4.000 os graduados por ano), Direito ou Sociologia (2.400 graduados por ano), Marketing (600 graduados por ano) e Línguas (800 graduados por ano).

Ler Mais
No caso de operações de maior valor acrescentado, como as fábricas de software e os centros de engenharia, afigura-se relevante o stock de capital humano da Região Norte nas áreas da Engenharia - são mais de 7.000 os graduados por ano.

O Porto conta com um conjunto de entidades que apresentam amplitude, flexibilidade e capacidade suficientes para a formação, reconversão e especialização do capital humano de acordo com as necessidades deste tipo de operações.

Fontes: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Ler Menos


Custos Competitivos
O Porto é uma cidade competitiva em termos salariais quando comparado com outras localizações em Portugal.

Ler Mais
A sua competitividade é ainda mais notória quando se trata de avaliar a oferta imobiliária do concelho e a legislação nacional que incide sobre o arrendamento comercial e industrial e que é extremamente flexível, na medida em concede a quase totalidade da regulamentação contratual do acordo de utilização dos espaços às partes envolvidas.
Ler Menos


Infraestrutura Tecnológica Integralmente Digital
A cidade do Porto beneficia do facto de Portugal ter sido o primeiro país europeu a investir numa rede de telecomunicações integralmente digital, baseada em fibra óptica.

Ler Mais
Como consequência do investimento, as redes de nova geração estão implantadas em todo o espaço da cidade, tornando-se notória a elevada taxa de penetração de serviços de internet e dados em banda larga, designadamente no segmento empresarial, e os serviços de apoio institucionais encontram-se disponíveis maioritariamente através de plataformas online.


Ler Menos


Instrumentos Financeiros Disponíveis
Existem apoios ao recrutamento de estagiários e à celebração de novos contratos ao abrigo do Programa "Estímulo Emprego”.

Ler Mais
Há isenção do pagamento das contribuições à Segurança Social até ao máximo de 36 meses.
Podem ser aplicáveis benefícios fiscais a colaboradores qualificados e expatriados.

As fábricas de software, os centros de engenharias e os centros de contacto, tanto no formato de Shared Services Centers ou Centers of Excellence como de Business ou Knowledge Process Outsourcing, podem também ser elegíveis no quadro do Portugal2020. 

Contacte a InvestPorto para uma obter uma simulação de apoios, adaptada às especificidades do seu projeto.

Ler Menos
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal