TIC

O Porto é uma cidade na vanguarda das smart cities e da nova era digital, tanto como origem e localização de empresas de primeira linha na área das TIC, como no que concerne a centros de I&D de referência internacional.


Porto é um ator europeu relevante na economia digital…
A cidade do Porto tem vindo a consolidar e reforçar a sua posição na economia digital, estando hoje instalados na cidade inúmeros atores de referência no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Ler Mais
A cidade dispõe de recursos TIC com elevada maturidade e massa crítica, não só em termos de capacidade científica e tecnológica, como em termos de capacidade de inovação e de intervenção dos atores instalados.

As empresas e as unidades de I&D sedeadas na cidade têm sido atores-chave na mobilização de recursos para a I&D em TIC e têm revelado crescente capacidade de atuação nos mercados internacionais, desenvolvendo projetos com sucesso nos diversos domínios:
  • TIC;
  • Robótica e sistemas cognitivos;
  • Internet e Redes do Futuro;
  • TIC de confiança, seguras e fiáveis;
  • TIC para a eficiência energética;
  • TIC para a Saúde;
  • TIC para os transportes e Internet das Coisas.
Ler Menos


Porto cidade inteligente…
Com uma excelente cobertura territorial de banda larga, o Porto é hoje conhecido por ser uma cidade inteligente, empenhada em promover o desenvolvimento e produção de soluções urbanas inovadoras. 

Ler Mais
O desenvolvimento de estratégias integradas para a gestão de cidade tem beneficiado da utilização de plataformas digitais capazes de criar sinergias entre os principais vetores da gestão urbana (mobilidade, ambiente, proteção civil, desenvolvimento económico, cultura, entre outros), apostando-se na uniformização no acesso aos dados, a total interoperabilidade entre aplicações verticais, o desenvolvimento de modelos de Open Data e a criação de redes entre cidades.

Ler Menos


Onde existe disponibilidade para uso experimental da tecnologia...
Os portugueses são conhecidos por apresentarem uma elevada flexibilidade e capacidade de adaptação para o uso experimental da tecnologia.

Ler Mais
No Porto, em particular, tem-se apostado na promoção da literacia e qualificações e inclusão digitais, criando-se as condições para que a cidade possa ser um verdadeiro laboratório de experimentação.

Havendo uma predisposição para a adoção de novas tecnologias, os portuenses, em particular, são "early adopters” naturais. A própria dimensão da cidade faz com seja passível de ser tida como um "laboratório”, adequada para o lançamento de novas tecnologias.
Ler Menos


Como as melhores escolas da Europa …
As Instituições de Ensino Superior da cidade têm sido internacionalmente reconhecidas por providenciar um ensino de excelência, apostando na formação das ciências e engenharias.

Ler Mais
Esta formação, de base sólida, tem permitido a conceção, especificação, projeto e realização de produtos, processos e serviços, tendo como base os Computadores, a Computação e as Tecnologias da Informação (TIC).

Nestas escolas é fomentada, ainda, a aquisição de competências não-técnicas, como a atitude criativa, o trabalho em equipa e a liderança.

Fomenta-se ainda a aquisição do espírito empreendedor e de iniciativa, avaliação de riscos e aproveitamento de oportunidades.
Ler Menos


Onde existem as melhores infraestruturas eletrónicas de apoio à Ciência e Tecnologia…
Os atores da cidade, nomeadamente as unidades de I&D e Instituições de Ensino Superior, dispõem de importantes meios de computação distribuída para aplicações científicas, e disponibilizam acesso direto e aberto a repositórios institucionais de informação científica.



Onde existem incentivos financeiros e fiscais para a I&D e Inovação…
Para além dos incentivos financeiros, contemplados no âmbito do Portugal 2020, projetos de I&D e Inovação podem ser elegíveis no âmbito dos incentivos fiscais.

Ler Mais
O Sistema de Incentivos Fiscais em Investigação e Desenvolvimento Empresarial II, a vigorar no período de 2013 a 2020, visa apoiar as atividades de Investigação e de Desenvolvimento, relacionadas com a criação ou melhoria de um produto, de um processo, de um programa ou de um de um equipamento, que apresentem uma melhoria substancial e que não resultem apenas de uma simples utilização do estado atual das técnicas existentes.

Estes apoios permitem recuperar até 82,5% do Investimento em I&D, na parte que não tenha sido objeto de comparticipação financeira do Estado a fundo perdido, realizadas nos períodos de tributação de 1 de Janeiro de 2013 a 31 de Dezembro de 2020.
Ler Menos
Copyright ©2017 Porto. Câmara Municipal