Notícias

Aeroporto do Porto investe 15 milhões de euros em plano de grande expansão
26 Abril 2019
Aeroporto do Porto investe 15 milhões de euros em plano de grande expansão

São 15 milhões de euros que vão permitir a ampliação do caminho de circulação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, avançou nesta sexta-feira o presidente executivo da ANA - Aeroportos de Portugal, Thierry Ligonnière. Depois destes melhoramentos, terá capacidade para receber até 20 milhões de passageiros por ano.

O presidente executivo da ANA anunciou nesta tarde que as obras já se iniciaram e, cita a Lusa, com o objetivo de "acrescentar capacidade para, no futuro, ser possível responder à necessidade de desenvolvimento do tráfego", afirmou durante a apresentação que reuniu vários stakeholders da Região Norte, entre os quais o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e ainda a comunicação social.

Em causa está, por exemplo, a possibilidade de o Aeroporto do Porto aumentar a circulação das aeronaves por hora, subindo o número de movimentos suportados de 20 para 32 neste período de tempo.

Além disso, de acordo com Thierry Ligonnière, este investimento permitirá aumentar a capacidade da pista em 60%, algo que pode traduzir-se num "aumento teórico no terminal", ou seja, em número de passageiros.

As intervenções, asseverou o responsável, deverão estar concluídas em abril de 2020 e, até lá, estão a decorrer sobretudo durante a noite para causar o mínimo de impacto possível no tráfego atual.

Com este investimento, a Vinci (grupo que detém a ANA) estima que o Aeroporto do Porto passe a ter capacidade para suportar até 20 milhões de passageiros por ano, depois de, no final de 2018, ter atingido o marco histórico de 12 milhões de passageiros.
Copyright ©2019 Porto. Câmara Municipal