Notícias

EMBRACE
21 Setembro 2020
Embrace: negócios com impacto social

A InvestPorto junta-se à divulgação do projeto europeu EMBRACE - Corporate Social Entrepreneurship (CSE) Curriculum. A Universidade do Porto, através do Instituto de Sociologia (IS-UP) e da U.Porto Inovação integram o projeto, que está a fazer um levantamento das melhores práticas de empreendedorismo social corporativo (ESC) nas instituições do ensino superior (IES) e nas empresas. O ESC é um conceito recente, que tem vindo a ser adotado por entidades de todo o mundo. Alia uma forte componente de negócios à necessidade de produzir impacto social.

Para dar resposta aos desafios do ESC, as entidades que constituem o projeto EMBRACE vão criar um currículo europeu de ESC. Esse curriculum vai permitir melhorar os processos de aprendizagem do ESC, contribuindo par capacitar novos quadros para as organizações neste domínio. O curriculum será construído a partir das necessidades identificadas nas empresas, instituições de ensino e entidades do setor social, e pretende-se que venha a ter um grande impacto junto de profissionais e coordenadores de ciclos formativos nas IES, assim como de empresários, trabalhadores, estudantes e Alumni.

A equipa de investigação da U.Porto pretende conhecer a fundo a heterogeneidade de práticas e atividades desenvolvidas pelas organizações neste domínio. Para o efeito, a U.Porto tem prevista a publicação de alguns estudos e manuais que vão permitir às organizações comparar e adotar boas práticas de ESC, existentes do contexto europeu, mas também no Japão, nos Estados Unidos e na América do Sul. 

A participação de empresários e dirigentes de entidades públicas e privadas no estudo da U.Porto permite levar o estudo mais longe, pois expande o conhecimento existente sobre as práticas existentes em Portugal e a possibilidade de atuar. As empresas que pretendam participar poderão fazê-lo através do link: questionário.

Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal