Notícias

Intellias apresenta o seu novo Portable Automotive Kit
18 Janeiro 2023
Intellias apresenta o seu novo Portable Automotive Kit

A Intellias, uma empresa global de IT com operações em Portugal, desenvolveu o seu primeiro Portable Automotive Kit, que foi projetado para demonstrar as capacidades da empresa desde o desenvolvimento de hardware, embedded software e middleware até à integração na cloud e UI design.​

Este cockpit digital recém-lançado pode ser usado como versão demo em eventos mundiais, apresentações e reuniões com clientes. A empresa apresentou o seu kit de demonstração na СES23 em Las Vegas, EUA. 

Além de uma exibição gráfica da experiência da empresa na área, o Portable Automotive Kit serve como uma declaração da dedicação da Intellias em fornecer os melhores serviços. Este protótipo totalmente funcional é alimentado por hardware de nível industrial e possui todos os recursos de um sistema HMI moderno para veículos. Durante o seu desenvolvimento, a Intellias seguiu as principais tendências do setor, baseando os sistemas operacionais em C/C++, Linux e Android. O cockpit também possui uma tela de sensor full-HD para IVI, uma tela IC de nível automotivo, um SoC baseado em Renesas R-CAR H3 e interfaces CAN e GMSL. 

"A Intellias é especialista em mobilidade. Conseguimos combinar a nossa expertise e a expertise dos nossos parceiros para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que irão moldar o futuro automotivo. Com este Portable Automotive Kit, podemos exibir as nossas competências em termos de criação de cockpits digitais de ponta para carros eletrónicos. Damos a outras empresas do setor automóvel e motoristas a possibilidade de ter uma experiência real de interação com diferentes sistemas de veículos”, diz Adam Konopa, Diretor de Tecnologia da Intellias.

A Intellias tem uma longa história de desenvolvimento de soluções de navegação para empresas líderes da indústria automóvel. O middleware do cockpit demonstra as capacidades da empresa neste setor. O protótipo possui navegação TomTom e recursos ADAS, incluindo visão traseira e aérea, sinais de trânsito, assistência de faixa e deteção de obstáculos e pedestres. 

O cockpit digital possui vários ícones e notificações do sistema que exibem o status de um carro. Entre eles, há ícones de velocidade, aceleração, nível de bateria e travagem regenerativa. O protótipo tem sinais para diferentes situações e características do carro, incluindo faróis de nevoeiro, faróis, cintos de segurança, airbags, ESP, ABS, verificação do motor, luzes de perigo, modo de condução, luz da carroçaria e indicadores de direção. Existe até um painel de infoentretenimento, que inclui rádio, previsão do tempo e um sistema HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) no carro.

O Intellias Portable Automotive Kit possui três cenários de simulação integrados, que demonstram como os sistemas do veículo funcionam em diferentes situações. No primeiro cenário, o cockpit simula a condução regular e o estacionamento do veículo. O segundo cenário mostra como o carro funciona quando está em carregamento e descarregamento. O terceiro cenário inclui uma ativação do sinal de advertência do motor.

"Esta é a nossa primeira tentativa de mostrar a nossa experiência voltada para o futuro e visão do setor, por meio da implementação de cockpits digitais. No futuro, gostaríamos de atualizar o nosso produto, transformando-o numa simulação de um carro real. Também estamos a planear adicionar recursos relacionados a carros conectados, tecnologias cloud, e troca de dados nos próximos protótipos”, acrescenta Adam Konopa.  

O papel do desenvolvimento de software na indústria automotiva está a tornar-se cada vez mais importante. A Intellias tem 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para o setor automóvel, incluindo soluções embedded e de plataforma, back-end e sistemas cloud, conectividade e telemática, cockpits digitais, direção autónoma e ADAS. A empresa coopera ativamente com outras organizações e associações para desenvolver novos padrões para a indústria automotiva. A Intellias ingressou na AUTOSAR em março, na COVESA em setembro e na Renesas em dezembro, contribuindo para a padronização de diferentes aspetos da indústria, incluindo a segurança nas estradas. O Portable Automotive Kit é o primeiro passo no caminho para demonstrar os recursos avançados da Intellias no desenvolvimento de soluções de software automotivo.

Porto. Câmara Municipal
Copyright ©2023 Porto. Câmara Municipal
InvestPorto