Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba Mais
O Porto acolhe diversos centros de investigação e inovação com forte competência técnica na área da energia e ambiente.
• Centro de Sistemas de Energia, que faz parte do INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, foi líder do projeto da UE em eficiência energética baseada nas TIC e membro de consórcio europeu criando um roteiro para facilitar a integração em larga escala de energias renováveis. O Centro mantém uma estreita colaboração com empresas como a Efacec e a Iberwind.
• Centro de Investigação em Energias Renováveis (CIENER), pertencente ao INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, tem se envolvido em diversos projetos de energia solar, como o desenvolvimento de persianas fotovoltaicas e promoção de centrais solares termoelétricas, e a aplicação de tecnologias de concentração solar térmica em processos industriais. Uma empresa spin-off, a Prewind, é especializada em serviços de previsão para o setor de energia.
• O centro de competências solar da Voltalia, player internacional em energias renováveis, apoia toda a atividade do grupo na engenharia, gestão de projetos, monitorização, supervisão e controlo de ativos solares espalhados pelo mundo.
• O Centro de Design do Porto da Vestas, fabricante líder mundial de turbinas eólicas, desenvolve soluções num ambiente de desenvolvimento ágil e multifuncional que cobre um amplo conjunto de diferentes áreas como mecânica, elétrica, controlo, análise de dados, materiais, entre outras.
Para além destes centros de investigação e inovação, a região do Porto e Norte de Portugal acolhe também muitos players locais e internacionais na área da energia e ambiente, como a EDP, Galp, EFACEC, Martifer, DST, Siemens e Enercon.
Fonte: INESC-TEC (2020), INEGI (2020), Voltalia (2020), Vestas (2020)
O Porto é uma cidade líder em medidas ambientais: