Notícias

Aeroporto do Porto é o terceiro melhor da Europa
01 Março 2016
Aeroporto do Porto é o terceiro melhor da Europa
O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi distinguido pelo ACI - Airports Council Internacional como o terceiro melhor aeroporto europeu em 2015.

Este é o terceiro ano consecutivo que esta infraestrutura aeroportuária recebeu este galardão. Entre 2006 e 2011, o Sá Carneiro ficou nos três primeiros lugares, tendo sido considerado o melhor aeroporto europeu em 2007.

O prémio foi atribuído tendo por base um inquérito aos passageiros, cujo questionário incidiu sobre tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza e conforto, entre outros indicadores.

O ACI representa cerca de 450 aeroportos em 45 países europeus, responsáveis por cerca de 90% do tráfego aéreo na Europa e pela movimentação anual de mais de 1,7 mil milhões de passageiros.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro duplicou o número de passageiros e as rotas nos últimos dez anos.

Em 2015, o aeroporto do Porto atingiu os 8,1 milhões de passageiros, um aumento de 16,7% face ao ano anterior, o segundo maior crescimento entre os aeroportos nacionais, depois dos Açores, que beneficiou do efeito da liberalização das ligações aéreas e assim da entrada em operação das chamadas companhias de baixo custo.

Nos últimos dez anos, o número de passageiros do aeroporto Francisco Sá Carneiro subiu dos 3,1 milhões em 2005, para os 8,1 milhões em 2015, ano em que assinalou 70 anos de existência.
Copyright ©2019 Porto. Câmara Municipal