Notícias

Anchorage Digital lança interface para ligar empresas ao universo cripto
09 Novembro 2022
Anchorage Digital lança interface para ligar empresas ao universo cripto
O unicórnio com ADN nacional Anchorage Digital, que criou o primeiro banco de criptomoedas aprovado a nível federal nos EUA, lança uma Interface de Programação para conectar empresas ao mundo cripto.

A Anchorage Digital, o cripto unicórnio com ADN nacional, responsável pela criação do primeiro banco de criptomoedas aprovado a nível federal nos EUA, lançou "Build with Anchorage”, uma API (Interface de Programação de Aplicações) com o objetivo de promover e conectar empresas, de forma segura, ao mundo cripto.

Expandir os serviços cripto para fora da própria indústria. É esse o principal objetivo de "Build with Anchorage”, uma infraestrutura criada pelo cripto unicórnio com ADN português, que pretende facilitar a gestão de pagamentos cripto, produtos financeiros e participações no mercado.

A tecnologia, que conta também com mão-de-obra especializada da equipa de engenheiros da Anchorage em Portugal, vem com o selo de qualidade e a garantia de segurança adicional, uma vez que já está a ser utilizada no primeiro banco de criptomoedas aprovado nos Estados Unidos da América.

A Anchorage revela que a API tem vindo a ser testada, nos últimos meses, com um conjunto grande de parceiros, no sentido de demonstrar as potencialidades da tecnologia.

"Há cinco anos, a Anchorage foi criada devido à elevada procura por um serviço de custódia seguro de criptomoedas, por parte de clientes institucionais. A segurança está no nosso ADN e construímos essa camada em cada um dos exemplos que anunciamos hoje. Atualmente, as instituições de serviços financeiros não só querem guardar connosco os seus próprios registos de movimentos cripto, como também querem oferecer produtos deste tipo aos seus clientes ou utilizá-los de formas inovadoras. ‘Build With Anchorage’ permite-lhes aceder a esta economia. Eles vêem o que nós vemos: cada negócio será um cripto negócio”, explica Diogo Mónica, cofundador e presidente da Anchorage Digital.

"’Build with Anchorage’ permitirá alimentar e desenvolver produtos e serviços de instituições, através de uma combinação de APIs flexíveis da Anchorage – aos quais os parceiros se podem ligar, através de programação. A tecnologia permitirá o chamado trading, settlement ou staking, bem como APIs de custódia e o acesso a uma equipa dedicada constituída por líderes da indústria, engenheiros e estrategas de implementação”, explica a Anchorage.

Sublinham ainda os responsáveis do unicórnio português que, com esta tecnologia, a Anchorage "incorpora, em pleno, cada parte do ciclo de vida do produto cripto, desde a ideia até à implementação, para satisfazer os objetivos dos clientes”.

Plataformas de pagamento com criptomoedas

Fintechs, empresas de pagamento ou setores bancários têm vindo a selecionar a Anchorage para levar, de diversas formas, os pagamentos cripto às suas infraestruturas já existentes. É o caso da AngelList, da Series Financia ou da TAPP Engine Digital, que escolheram a fintech para automatizar e integrar os serviços cripto nas suas plataformas.

"A infraestrutura da Anchorage ajuda-nos a implementar o USDC juntamente com as moedas fiat, como uma opção para investidores em fase inicial da plataforma – e isso é apenas o início para casos de utilização na nossa plataforma”, refere Avlok Kohli, CEO da AngelList.

Para Brexton Pham, CEO da Series Financial, a tecnologia do cripto unicórnio permite "como Depositário Qualificado, oferecer aos clientes soluções de custódia compatíveis e reguladas, integradas diretamente na sua banca”.

Produtos financeiros

Os bancos e prestadores de serviços financeiros estão também entre os clientes da Anchorage, dado que precisam de uma gestão de garantias cripto para prestarem serviços de empréstimo a clientes privados.

Para a Moon Mortgage, a API da Anchorage oferece um serviço de empréstimo, onde os clientes podem usar a Bitcoin como garantia para garantir uma hipoteca sobre um imóvel real.

"O apoio à compra de bens imobiliários através do empréstimo hipotecário com garantia Bitcoin é muito importante para os bens digitais. A Anchorage foi a única empresa cripto-nativa com o quadro regulamentar e um programa de financiamento robusto para tornar possível esta nova e poderosa capacidade, e estamos entusiasmados por fazer parte desta parceria”, refere Aaron Nevin, fundador e CEO da Moon Mortgage.

Explica a Anchorage: "Os investidores registados na SEC [a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA] estão sujeitos a uma série de responsabilidades fiduciárias e necessitam de sistemas de custódia e de trading para participar efetivamente em ativos digitais. A Anchorage pretende assim continuar a ajudar os consultores de investimento registado – RIAs – a participar no mercado com vários parceiros, como a MAYA, a Oath Digital ou a Plutus21 Capital”, sublinha.

Porto. Câmara Municipal
Copyright ©2023 Porto. Câmara Municipal
InvestPorto