Notícias

Porto, InvestPorto, notícia, imobiliário, escritórios
06 Agosto 2020
Apesar da pandemia ocupação de escritórios no Porto aumentou 38%

Nem a pandemia travou a dinâmica empresarial e económica do Porto, como provam os números da procura de escritórios na cidade: no primeiro semestre deste ano, o volume de ocupação aumentou 38%. Dois terços dos negócios efetuados envolveram empresas multinacionais.

A comparação com os dados do primeiro semestre de 2019 é elucidativa. O mercado de escritórios no Grande Porto registou um aumento de 38% no volume de ocupação, para um total de 28.381 metros quadrados de escritórios preenchidos.

De acordo com os dados recolhidos no relatório OnOffice, elaborado pela consultora imobiliária Predibisa, a dinâmica de crescimento do mercado de escritórios na cidade Invicta foi pouco afetada pela incerteza da pandemia. Apesar de um menor número de transações registadas (menos 4%, num total de 24 negócios), o valor médio contratado por operação aumentou para 1.183 m2. Esta variação foi influenciada positivamente por quatro operações acima dos 3.000 m2.

O mesmo relatório esclarece, ainda, que dois terços das transações fechadas até junho envolveram empresas multinacionais. Destas, 38% dizem respeito à instalação de novas empresas na região, o que serve para confirmar a crescente atratividade do Porto na área empresarial a nível internacional.

Por outro lado, 50% da ocupação de escritórios no Porto durante o primeiro semestre foi motivado pela expansão de área das empresas. Neste período, a cidade Invicta absorveu 65% da área colocada.

"A boa performance deste primeiro semestre, no seguimento do que tem vindo a acontecer nos últimos anos no mercado de escritórios do Grande Porto, deve-se à conclusão de negócios que já se tinham iniciado no ano anterior. Por norma, as grandes empresas planeiam a sua implantação em novos países ou mesmo a sua expansão, com muito tempo de antecedência", assinalou a responsável da Predibisa para a área de Escritórios, Graça Ribeiro da Cunha.

Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal