Notícias

Cidade sedutora para empresas estrangeiras
14 Dezembro 2016
Cidade sedutora para empresas estrangeiras
Por detrás do Porto turístico esconde-se uma cidade que está a seduzir cada vez mais empresas com sede no estrangeiro. O segredo parece residir, antes de mais, na qualidade do ensino universitário, sobretudo nas áreas tecnológicas. O preço do fator trabalho é competitivo, em comparação com a Europa Central, e a capacidade para falar línguas também pesa na balança, a par da segurança do país. Com tantos atrativos, o Porto está a gerar emprego e a trabalhar para o Mundo.

No próximo ano, o banco francês Natixis vai instalar um centro tecnológico na cidade e empregará cerca de 600 pessoas, algo que se deve, antes de mais, à localização geográfica, e também à forte adequação entre as universidades e o mercado de trabalho, o saber-fazer, o profissionalismo e a apetência pelas línguas estrangeiras.

Essa adequação está bem patente no ninho empresarial que é o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). A estrutura alberga sucursais de oito empresas com sede no estrangeiro, além de outas cinco que foram criadas de raiz por promotores vindos de outros países. Um dos exemplos para lá das tecnologias da informação e da comunicação é a atenção demonstrada pela indústria farmacêutica em relação à zona da Asprela, onde estão concentradas 26 entidades/organizações a produzir conhecimento: hospitais, universidades, laboratórios e empresas.
Copyright ©2019 Porto. Câmara Municipal