Notícias

Critical Software ajuda Agência Espacial Europeia a lançar novo satélite de observação solar
13 Dezembro 2019
Critical Software ajuda Agência Espacial Europeia a lançar novo satélite de observação solar
ECO Economia Online

A Agência Espacial Europeia em colaboração com a Critical Software vai lançar para o espaço em fevereiro um novo satélite de observação solar. Será o primeiro satélite de observação a aproximar-se tanto do sol.

A Critical Software, que tem atividade no setor espacial desde a sua fundação, está prestes a assinalar um marco histórico no seu percurso. Vai lançar para o espaço, em fevereiro do próximo ano, um novo satélite de observação solar, intitulado "Solar Orbiter”. O projeto foi desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) com a colaboração da portuguesa Critical Software.

"Trouxemos os mais de 20 anos de experiência na indústria espacial para este projeto. Ainda que seja o primeiro satélite de observação a aproximar-se tanto do sol, estamos confiantes que a ESA vai conseguir recolher informação importante para compreendermos melhor como funciona esta estrela”, afirma Ricardo Armas, responsável da área espacial da Critical Software.

A multinacional tecnológica desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento dos vários sistemas de software como, por exemplo, o sistema central de comando e controlo, a análise e avaliação de requisitos, o sistema de deteção, isolamento e recuperação de falhas, ou o software de gestão de comportamento térmico.

A Critical Software trabalha com sistemas críticos para a indústria espacial desde a sua fundação, em 1998, altura em que a equipa fechou um projeto com a NASA. Desde então, já participou em mais de 20 missões espaciais.

Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal