Notícias

Estudo distingue o Porto como maior hub de startups em Portugal
18 Novembro 2021
Estudo distingue o Porto como maior hub de startups em Portugal

Estudo da Startup Portugal mostra que perto de 1 em cada 5 startups portuguesas está no Porto. Os resultados são promissores para a região Norte e particularmente para a cidade do Porto.

Três anos depois de ser classificada pela Atomico como o terceiro tech hub com crescimento mais rápido na Europa, a cidade do Porto dá novamente cartas na inovação e empreendedorismo.

O estudo "Startup & Entrepreneurial Ecosystem Report Portugal 2021”, desenvolvido pela IDC para a Startup Portugal, apresenta o Porto como o principal hub de empreendedorismo em Portugal. Os resultados apresentados pela Startup Portugal na Web Summit mostram que o Porto concentra 19% das startups e scaleups portuguesas, liderando o ranking nacional de ecossistemas de empreendedorismo.

No panorama europeu o Porto também se destaca com um número de startups per capita 20% superior à média europeia. Por sua vez, a região Norte mostrou ser a região mais empreendedora do país, concentrando 43% das startups e scaleups nacionais.

Segundo o estudo, em 2020 Portugal tinha 2159 startups e scaleups. Em conjunto estas empresas já representam mais de 1% do PIB português.

O ecossistema empreendedor nacional, apesar de jovem, é um dos melhores ativos que o país tem, tendo merecido distinções como o 12º lugar no Ranking Top 100 Emerging Ecosystem da Startup Genome e a classificação de 12º país europeu mais inovador pelo painel europeu da inovação. Portugal destaca-se ainda dos restantes países europeus em termos do número de start-ups per capita, estando 13% acima da média europeia.

Porto. Câmara Municipal
Copyright ©2022 Porto. Câmara Municipal
InvestPorto