Notícias

Fitch diz que perfil de crédito do Porto está bem acima do nacional e destaca menor dívida de sempre
10 Março 2017
Fitch diz que perfil de crédito do Porto está bem acima do nacional e destaca menor dívida de sempre
A agência de notação financeira Fitch elogiou hoje o "desempenho orçamental estável" e a gestão prudente da autarquia do Porto que resultam em "baixos níveis de dívida", que diz terem caído para valores recorde. A agência mantém assim o rating BB+ para a cidade, mas avisa que tal só acontece por obedecer ao critério da agência, que se guia pelo rating soberano, já que o Porto vale bastante mais do que aponta o indicador.

A Fitch elogia a gestão de Rui Moreira, afirmando mesmo que "o perfil de crédito intrínseco do Porto é mais forte do que as suas classificações indicam, devido ao bom desempenho orçamental da cidade, à baixa dívida e à boa liquidez". A agência sustenta ainda a sua posição na "administração prudente" e o no "papel do Porto como centro de serviços no norte de Portugal", que classifica como "positivos para o crédito".

Segundo a Fitch, o Porto reduziu a dívida em 2016 para 33,3 milhões de euros, quando em 2015 era de 80,1 milhões de euros. Para isso, contribuiu o Acordo do Porto, que indemnizou a autarquia pelos terrenos do aeroporto, valor que reivindicava há décadas.

A fechar a nota, a agência de notação norte-americana resume: "o perfil de crédito intrínseco do Porto está bem acima do soberano e continuará a ser forte no nosso cenário de base".
Copyright ©2019 Porto. Câmara Municipal