Notícias

INESC TEC
29 Julho 2021
Investigadores do Porto desenvolvem aplicação móvel para ajudar na procura de emprego
É para ajudar as pessoas a encontrar emprego que o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, está a trabalhar numa aplicação para telemóveis que pretende ajudar no combate à elevada taxa de desemprego causada pela pandemia. O projeto é desenvolvido em consórcio juntamente com instituições do Reino Unido, Grécia, Itália e Malta.

Querendo ser uma alternativa aos testes vocacionais, a aplicação 'Life Skills VR - Life Skills for Employment in COVID-19 Era through VR Innovation' vai combinar técnicas de gamificação e o modelo de Holland, código que determina a adequação da personalidade às carreiras profissionais.

O INESC TEC acredita que a realidade virtual vai permitir "identificar as qualidade e competências” dos cidadãos – especialmente os jovens – que estão fora do mercado de trabalho, combinando-as com as caraterísticas de determinada profissão e, assim, "direcionando-os para o emprego mais adequado ao seu perfil”.

"A solução agora proposta pretende colmatar as lacunas existentes nos atuais modelos de testes vocacionais, oferecendo um envolvimento suficientemente atrativo para as gerações atuais”, acredita Demetrius Lacet, investigador do INESC TEC.

Além da vocação dos utilizadores, a aplicação pretende promover a aquisição de novas competências digitais e ajudá-los "desenvolver algumas ‘soft skills’, nomeadamente, trabalho em equipa, gestão de tempo, resposta a problemas ou a lidar com o erro”, acrescenta o também investigador da instituição, António Coelho.

Agências de emprego, centros de orientação profissional, organizações não-governamentais, universidades e outras instituições em Portugal vão poder testar a aplicação em 2023.

Com um financiamento de cerca de 300 mil euros através do programa ERAMUS+, o consórcio do projeto conta com o Centre for Factories of the Future Limited (Reino Unido), IDEC (AINTEK A.E.) (Grécia), Fondazione Polo Universitario Grossetano e ARTES 4.0 - Advanced Robotics and Enabling Digital Technologies & Systems (Itália) e Mediterranean Maritime Research and Training Centre (Malta).

Porto. Câmara Municipal
Copyright ©2021 Porto. Câmara Municipal
InvestPorto