No passado dia 16 de Maio decorreu na Câmara Municipal do Porto a apresentação "Desafios da Nova Economia na Cidade” organizada pela InvestPorto.
Ricardo Valente, Vereador do Pelouro da Economia, Turismo e Comercio, expôs na economia atual as empresas "primeiro selecionam o lugar" onde desejam instalar-se, com a escolha a ser ponderada por questões como a "boa qualidade de vida, existência de boas infraestruturas, ambiente seguro e aberto à inovação, bem como a disponibilidade de talento e a pujança do ecossistema de inovação".
A cidade é "culturalmente pujante, com forte dinâmica comercial e turística, com uma identidade reconhecida que facilita a atração de talento e investimento". Nesta realidade, estimulando a "diversificação da economia" e a competitividade local e da região, a InvestPorto pretende tornar a cidade cada vez mais num "laboratório vivo de tecnologias e experiências, cosmopolita e aberto ao mundo, a novas comunidades de saberes e de pessoas". Ou seja, "um Porto que seja a city that works" - concluiu o vereador.
"The city that works" é a nova assinatura da InvestPorto, a entidade municipal, desenvolvida com múltiplos parceiros, que concentra os recursos e competências na área de atração de investimento para a cidade. Nela se reflete a nova proposta de valor de uma estrutura que se adapta aos desafios da nova economia, apresentando dois novos serviços: à contínua captação de investimento nacional e estrangeiro, juntam-se agora a área de acompanhamento aos projetos e negócios entretanto instalados (serviço Aftercare) e a área de gestão de Talento.
Desde a sua criação, em 2015, a InvestPorto acompanhou a instalação na cidade de mais de 200 projetos de investimento, com potencial de criação de 13.500 postos de trabalho. Pelos números vê-se o poder de atratividade que hoje define o Porto, "the city that works" - é esta a assinatura do gabinete municipal que agora apresenta uma nova imagem, com novos serviços, em resposta aos novos desafios da economia global e local.