Notícias

Jobs and Skills na economia local: desafios e possíveis soluções
30 Janeiro 2020
Jobs and Skills na economia local: desafios e possíveis soluções

As economias locais estão a ser chamadas a enfrentar urgentemente o desafio de competências no contexto da transformação digital. Perante um novo paradigma de mudança sem precedentes, incerto e imprevisível, várias iniciativas para colmatar a lacuna de competências estão a ser desenvolvidas pelos governos locais na Europa e em todo o mundo. Apesar dos esforços, a escassez e a incompatibilidade de competências persistem, como mostraram vários estudos e relatórios recentes que prevêem um futuro pessimista.

Dado o papel atual das autoridades locais neste novo contexto, o workshop sobre Jobs & Skills na Economia Local pretende explorar soluções inovadoras que foram desenvolvidas por algumas cidades europeias para enfrentar estes desafios. O workshop decorrerá no dia 31 de janeiro, das 10h30 às 11h50, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, no contexto do CITIES Forum 2020.

O evento começará às 10h30 com uma sessão de boas-vindas intitulada "Iniciativa Porto.ForTalent”, dada pelo Senhor Ricardo Valente, Vereador da Economia, Turismo e Comércio e Vereador de fundos europeus.

Em seguida, serão feitas apresentações no âmbito de "Promoção da adaptação de Jobs & Skills à economia digital através de soluções inovadoras”, com os oradores Ivan Jimenez (Bizkaia Talent, Biscaia), Christian Scharff (especialista em competências na economia digital, PWC Luxemburgo) e Frank Schutte (Projeto BRIDGE, Roterdão) às 10h50.

Às 11h20 começa o debate "Abordar competências tecnológicas na economia local com competências humanas” moderado por Paula Marques (Nova School of Business and Economics) e tendo como oradores Ivan Jimenez, Christian Scharff e Frank Schutte.

O workshop terminará com um momento de Q&A. Mais do que nunca, todos precisam de fazer parte da solução: governos, empresas e cidadãos, mas também universidades, agências de emprego e institutos de estatística, a fim de garantir um alinhamento eficiente das competências, um desenvolvimento económico sustentável e preparar as pessoas para este novo paradigma.

Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal