Notícias

Escritórios
21 Outubro 2020
Mercado de escritórios do Porto arranca 3º trimestre com boa dinâmica
OnOffice | Predibisa

O terceiro trimestre de 2020 encerrou, com o mercado de escritórios do Grande Porto, a registar um take-up de 10.269 m2, um valor 6% acima da procura verificada no período homólogo, influenciado pela retoma da atividade empresarial que se vem registando desde meados do mês de junho, com as empresas a "retomarem ao escritório” no período pós confinamento. 

De acordo com dados do OnOffice, um estudo da Predibisa, apesar do número de transações ser inferior ao período homólogo (quebra de 8%), verifica-se um aumento no valor médio contratado por operação, cifrando-se este nos 934 m2, (16%) acima do valor registado no mesmo período do ano anterior. 

A cidade do porto tal como nos períodos de análise anteriores, continua a absorver a maior parte da área de escritório contratada, com cerca de 70%, sendo o Central Business District da Boavista líder em número de operações e em área absorvida. O CBD regista 11 operações (31%) da atividade total do mercado de escritórios do Grande Porto e absorve também cerca de 30% do volume total de área contratada com 11.706 m2. 

Apesar do contexto pandémico, da covid-19 impactuar de forma negativa no ritmo de atividade do mercado de escritórios a nível nacional, a dinâmica empresarial do setor no Grande Porto manteve-se ativa. A região continua a gozar de um estatuto de elevada atratividade na captação de novas empresas internacionais, como destino empresarial para o desenvolvimento/expansão das suas atividades. Um exemplo disso, são a Fujifilm Europe e a Körber que recentemente escolheram a região para expansão das suas instalações.

Porto. Câmara Municipal
Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal
InvestPorto