Notícias

Novos desafios e reinvenção da economia local é o tema do último webinar em que Rui Moreira participa. Acontece amanhã às 10 h.
28 Maio 2020
Novos desafios e reinvenção da economia local é o tema do último webinar em que Rui Moreira participa. Acontece amanhã às 10 h.

Termina amanhã o ciclo de cinco webinars "Economia da cidade do Porto", promovido pela autarquia. Na sessão de encerramento, marcada para as 10 horas desta sexta-feira, os oradores convidados vão identificar os novos desafios que se impõe à economia local, que terá de ser necessariamente reinventada no pós-pandemia. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, intervém no início da sessão. Mas hoje ainda acontece o penúltimo webinar, dedicado ao setor do comércio, às 18,30 horas. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia.

Na última sessão deste ciclo de debates online - que já abordou temas como as medidas fiscais e de financiamento, o papel da tecnologia neste período de crise, o turismo e o posicionamento do Porto como destino de segurança, e que nesta quinta-feira olha ao setor do comércio e à realidade futura dos negócios - o objetivo é sintetizar as preocupações e os desafios, transversais a todos os setores de atividade, numa abordagem empírica que promova caminhos e soluções para a reinvenção da economia local.

Na abertura do webinar caberá ao consulting leader da Deloitte, Sérgio Lee, lançar o debate numa perspetiva macro, identificando os desafios globais à recuperação. 

O presidente da Câmara do Porto será o primeiro orador convidado a intervir no painel. "O Porto como origem da recuperação nacional" é o tema escolhido por Rui Moreira para refletir sobre como pode a cidade ser exemplo e contributo para alavancar novamente a economia.

Do setor das IT (tecnologias de informação), surgem exemplos de sucesso e de superação, que os participantes poderão conhecer através de João Lima Pinto, CEO de uma empresa especializada em software de crédito.

Também participa nesta última sessão o presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal, Luís Miguel Ribeiro, que vai centrar a sua intervenção em oportunidades e novos modelos de negócios. 

Por fim, os "Fatores críticos de sucesso à recuperação - e o papel do Governo Local" serão analisados pelo especialista Miguel Eiras Antunes, Public Sector leader Portugal & Global Cities leader. No final, os participantes poderão colocar questões aos convidados do painel.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas AQUI.

 

Hoje há webinar sobre o Comércio, às 18,30 horas

Se há setor onde o paradigma dos negócios irá modificar de forma permanente, é o comércio. Desde o comércio tradicional, ao retalho, às superfícies comerciais e ao comércio online, todos terão de adaptar os seus modelos de negócios à nova realidade e ao novo perfil do consumidor. Neste sentido, o webinar reúne um conjunto de players do setor para debater sobre a reinvenção de negócios, a confiança dos consumidores e o desafio do e-commerce, entre outros temas. 

A moderação estará a cargo de Pedro Quintela, Sales General Manager, da Viagens Abreu, S.A.

Ainda vai a tempo de assistir, podendo inscrever-se através deste link.

 

Conheça a agenda completa do ciclo "Economia da cidade do Porto":

1. Medidas Fiscais e de Financiamento

19 de maio - 10 horas

2. tech4Covid

21 de maio - 10 horas

3. Turismo - Como pode o Porto posicionar-se como destino de confiança? 

26 de maio - 18,30 horas

4. Comércio - A realidade 'futura' dos negócios

28 de maio - 18,30 horas

5. Novos Desafios e reinvenção da economia local

29 de maio - 10 horas


Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal