Notícias

Orçamento Municipal para 2020 investe na Economia como alavanca do emprego
28 Outubro 2019
Orçamento Municipal para 2020 investe na Economia como alavanca do emprego

A aposta na dinamização económica da cidade, através de atividades de captação de investimento externo, a par de um programa de atração e retenção de talento configuram os eixos estratégicos da Economia, enquadrados no Orçamento do Município do Porto para 2020, que traz como novidade benefícios fiscais para a instalação de empresas tecnológicas. Sem descurar o turismo como setor com capacidade para criar emprego e ainda a qualificação do comércio tradicional.

À dinamização económica da cidade, fortemente correlacionada com o seu desenvolvimento social e energia cultural, estão alocados 1,5 milhões de euros. Neste âmbito, o próximo ano será de reforço da atração de investimento associada à cooperação e à intensificação das relações económicas internacionais, como forma de capitalizar economicamente a imagem do Porto enquanto uma das cidades mais atrativas para se investir na Europa.

Na realidade, a atividade de captação de investimento continua a ser um vetor estratégico para impulsionar a Economia da cidade, cada vez mais associada ao investimento privado em atividades inovadoras. Por esse motivo, o ano de 2020 introduz um novo pacote de benefícios fiscais, dirigido a empresas do setor das TIC que se instalem na cidade, como já anunciado.

Intrinsecamente ligado a esta tomada de decisão, está o programa de atração e retenção de talento, desenvolvido pelo gabinete InvestPorto. A estratégia continuará a ter como função-chave a melhoria do capital humano disponível na cidade, possibilitando a criação de mais emprego qualificado e o aumento da competitividade internacional do Porto.

Copyright ©2019 Porto. Câmara Municipal