Porto conquista 3º lugar no ranking de cidades europeias do futuro do

Porto conquista 3º lugar no ranking de cidades europeias do futuro do Financial Times
18 Fevereiro 2022
Porto conquista 3º lugar no ranking de cidades europeias do futuro do Financial Times
A fDi Intelligence, publicação do Financial Times especializada em investimento internacional, revelou ontem os resultados da edição 2022/23 do ranking "European Cities and Regions of the Future". O Município do Porto viu distinguida a sua estratégia de captação de investimento estrangeiro, conquistando o 3º lugar na categoria "FDI strategy - Mid-sized Cities".

Após a conquista do 5º lugar na edição de 2020/21, a cidade do Porto subiu ao pódio europeu alcançando a 3ª posição no ranking de cidades europeias de média dimensão, na categoria de melhor estratégia de atração de investimento direto estrangeiro. O Porto surge à frente de outras cidades europeias como Edimburgo, Newcastle e Nottingham, no Reino Unido, ou Bilbao, em Espanha.

O resultado reflete a prioridade que o Município atribui à dinamização económica e à criação de emprego através da atração para o Porto de empresas e investidores estrangeiros. A estratégia municipal é liderada pela InvestPorto, divisão municipal especializada na promoção e facilitação de investimento direto. Desde a sua criação em 2015, a InvestPorto já contribuiu para a captação de mais de 1.700 milhões de euros em investimento e para a criação de mais de 18.000 novos postos de trabalho no Porto.

Para este ranking, o painel de júris convidados pela fDi Intelligence avaliou as estratégias de promoção de investimento de 75 cidades e regiões europeias, agrupadas de acordo com a sua população. Na metodologia implementada foram considerados vários indicadores como o tipo e número de investimentos atraídos nos últimos 18 meses, os setores em maior crescimento e as iniciativas tomadas para promover recuperação económica pós-pandemia.

A cerimónia de entrega dos prémios "fDi European Cities and Regions of the Future"  realiza-se no próximo dia 15 de março, em paralelo ao MIPIM 2022, a maior feira de investimento imobiliário da Europa, onde o  Município do Porto voltará a marcar presença com um stand próprio e a maior representação de sempre.

Porto. Câmara Municipal
Copyright ©2022 Porto. Câmara Municipal
InvestPorto