Após a conquista do 5º lugar na edição de 2020/21, a cidade do Porto subiu ao pódio europeu alcançando a 3ª posição no ranking de cidades europeias de média dimensão, na categoria de melhor estratégia de atração de investimento direto estrangeiro. O Porto surge à frente de outras cidades europeias como Edimburgo, Newcastle e Nottingham, no Reino Unido, ou Bilbao, em Espanha.
O resultado reflete a prioridade que o Município atribui à dinamização económica e à criação de emprego através da atração para o Porto de empresas e investidores estrangeiros. A estratégia municipal é liderada pela InvestPorto, divisão municipal especializada na promoção e facilitação de investimento direto. Desde a sua criação em 2015, a InvestPorto já contribuiu para a captação de mais de 1.700 milhões de euros em investimento e para a criação de mais de 18.000 novos postos de trabalho no Porto.
Para este ranking, o painel de júris convidados pela fDi Intelligence avaliou as estratégias de promoção de investimento de 75 cidades e regiões europeias, agrupadas de acordo com a sua população. Na metodologia implementada foram considerados vários indicadores como o tipo e número de investimentos atraídos nos últimos 18 meses, os setores em maior crescimento e as iniciativas tomadas para promover recuperação económica pós-pandemia.
A cerimónia de entrega dos prémios "fDi European Cities and Regions of the Future" realiza-se no próximo dia 15 de março, em paralelo ao MIPIM 2022, a maior feira de investimento imobiliário da Europa, onde o Município do Porto voltará a marcar presença com um stand próprio e a maior representação de sempre.