Notícias

Porto, InvestPorto, economia, digital, tecnologia, notícia
19 Maio 2020
Porto está entre as cidades europeias com maior visibilidade digital

O Porto é hoje uma das cidades europeias com maior visibilidade digital e esse elevado alcance está a ter um impacto direto na posição que ocupa no ranking global das cidades mais destacadas a este nível. A conclusão é do ING, grupo de comunicação inglês que publica o estudo comparativo "Digital visibility change 2019/2020".

A segunda edição da pesquisa realizada pela multinacional ING fornece uma visão detalhada sobre o impacto que o envio de mensagens digitais tem nas cidades enquanto marcas, demonstrando que estão empenhadas na atração de reconhecimento, talento e investimento e em proporcionar uma nova normalidade no contexto da pandemia da Covid-19, encontrando nesta forte presença digital um fator de diferenciação, quer por meio das redes sociais quer através de notícias online.

Nas conclusões do relatório, o Porto figura como um dos melhores exemplos do impacto da visibilidade digital (o número de pessoas que estão a falar sobre a cidade online), onde ocupa a sexta posição de uma tabela em que as posições de liderança pertencem às cidades de Londres, Paris, Madrid, Istambul e Barcelona, respetivamente por esta ordem. Neste âmbito, a visibilidade digital da cidade do Porto destaca-se em matérias relacionadas com tecnologia, negócios e cultura.

Tal como reportado pela ING, após o segundo ano em que mede as cidades europeias com maior presença online, é notório que as cidades de pequena e média dimensão começam a conquistar um perfil mais competitivo, como é o caso do Porto que, à boleia da visibilidade digital granjeada, sobe do 38.º lugar que ocupava em 2019 para saltar para a 13.ª posição do ranking global, em contraciclo com a trajetória de Lisboa, a outra cidade portuguesa presente no estudo, que no ano passado ocupava a 21.ª posição e em 2020 caiu quatro lugares.

A cidade do Porto está, assim, a capitalizar o potencial da sua rede de dados e imagens digitais e escala no ranking como uma das cidades sobre a qual mais se fala na Europa, resultado da sua visibilidade digital.

Para a ING, as cidades que entendem a importância desta aposta aumentam não apenas a consciencialização da generalidade das pessoas sobre o lugar, mas também prosperam neste mundo cada vez mais conectado de forma global pelo digital, influenciam investimento e concentram talento, o que resulta no acesso a novas oportunidades.

Além disso, a sondagem da ING salienta que "a medida em que as pessoas falam de uma cidade é positivamente correlacionada com o potencial económico a nível do país".

Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal