Notícias

Porto já tem uma casa dedicada à inovação
07 Dezembro 2016
Porto já tem uma casa dedicada à inovação

O Porto já tem um espaço dedicado à inovação, o Innovation Hub, situado mesmo ao lado da Câmara do Porto, no edifício dos correios e que ao longo dos próximos três meses vai acolher exposições, debates e workshops de empresas, com o objetivo de aproximar a inovação do cidadão.

Rui Moreira esteve presente na inauguração e sublinhou que "a inovação não é apenas tecnologia e é fundamental que a nossa cidade seja desenvolvida com o contributo de todos". Lembrou ainda que a criação deste espaço foi uma proposta de Filipe Araújo, atual vereador da Inovação e Ambiente, inscrita no manifesto eleitoral da sua candidatura, há três anos.

Filipe Araújo referiu que este espaço foi concebido por uma empresa do Porto, a Fahr 0213, e explicou que está dividido em três salas - uma exposição permanente, uma exposição temporária e um auditório. A primeira sala é, segundo o vereador, "uma viagem pelo Porto inovador" que se materializa num vídeo interactivo, produzido pela Gema Digital, com diversos projetos criativos, espalhados pela cidade. A exposição principal, dedicada à arquitetura paisagística do parque da cidade, está patente no centro da sala. E a sala de reuniões pode ser utilizada gratuitamente, mediante marcação prévia, por todos os cidadãos, empresas e instituições que "queiram reunir com os seus clientes num lugar diferente", como referido por Filipe Araújo.

Com este espaço, a inovação está agora mais próxima dos cidadãos e funciona como agente transformador da cidade, pois oferece à mesma um laboratório vivo para o fortalecimento do ecossistema de inovação e criatividade.

Copyright ©2019 Porto. Câmara Municipal