Notícias

Portugal entre os países com melhor índice de talento do mundo
23 Janeiro 2020
Portugal entre os países com melhor índice de talento do mundo
aicep Portugal Global

Global Talent Competitiveness Index disponibilizou o relatório dos países mais competitivos do mundo na gestão de talento em 2020. Os países europeus continuam a liderar o ranking GTCI - o índice mundial que analisa a forma como os países atraem, gerem e retêm os seus profissionais - já que conta com países muito desenvolvidos a nível económico nos trinta primeiros.

No ranking geral, que conta com a presença de 132 países, Portugal assume a 28ª posição com uma avaliação de 57,8 pontos, e pertence ao grupo de países com os rendimentos mais elevados.

Dentro das seis competências que são analisadas no Índice, o nosso país apresenta um bom comportamento ao nível das novas oportunidades, ocupando o 29º lugar. No que se refere à atratividade de mercado e habilidades globais de crescimento, encontra-se na 26ª e 32ª posição, respetivamente. Ao nível da competência profissional e técnica, ocupa o 43º lugar e no que se refere a conhecimentos globais o 35º. Por fim, e quanto à taxa de retenção, ocupa uma boa posição, destacando-se no 25º lugar.

A Adecco lançou o índice de Competitividade Global de Talentos 2020, no Fórum Económico Mundial, em Davos, medindo assim a competitividade de talentos de 132 países e 155 cidades, em parceria com a escola de negócios INSEAD e a Google.

Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal