Notícias

Adyta
14 Julho 2021
StartUp da UPTEC faz parte de projeto para proteger as comunicações de defesa da Europa

A Spin-off e startup da U. Porto incubada na UPTEC, Adyta, colaborará no desenvolvimento de redes de comunicações quânticas para reforçar a autonomia das comunicações de defesa na Europa. Este projeto denominado DISCRETION terá uma duração de 42 meses e um orçamento de mais de 6,7 milhões de euros.

O projeto DISCRETION visa integrar e combinar Redes Definidas por Software (SDN) e a distribuição de chaves quânticas. Juntamente com o legado das redes óticas, será possível construir uma arquitetura de controlo de rede altamente eficaz, escalável e resiliente, para os serviços de operações táticas avançadas, fortalecendo assim as comunicações de defesa da Europa e permitindo que as Forças Armadas europeias também utilizem o espectro de radiofrequência quando envolvidas em atividades militares táticas.

A integração da Adyta num consórcio que está na vanguarda da tecnologia é crucial, uma vez que "as tecnologias quânticas serão fundamentais para comunicações seguras no futuro e esta área de comunicações seguras é um dos nossos principais focos. É com orgulho para a Adyta integrar um projeto que inclui tantas entidades nacionais e internacionais relevantes", afirmou Carlos Carvalho, CEO da Adyta.

O projeto DISCRETION foi aprovado no âmbito do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa, mediante concurso em 2020. Para além da Adyta, integram o projeto mais quatro entidades portuguesas, nomeadamente: DEIMOS Engenharia, líder do consórcio, Instituto de Telecomunicações, Instituto Superior Técnico e Altice Labs; e também as entidades espanholas Telefonica Investigación y Desarrollo S.A.U. e Universidad Politécnica de Madrid, bem como o Instituto Austríaco de Tecnologia GmbH e Nextworks.

Sobre a Adyta

A Spin-off e startup da U. Porto incubada na UPTEC, Adyta, tem capital exclusivamente português. A missão é promover soluções sob medida para órgãos de soberania, grupos empresariais e outras organizações que lidam com informações sensíveis ou classificadas.

O core business da Adyta está nas áreas de defesa e proteção da comunicação, por meio de soluções inovadoras e ajustadas ao cliente.

Em 2019, a empresa detetou uma vulnerabilidade na Galaxy Apps Store, que rendeu à empresa um reconhecimento no Mobile Security Rewards Program da Samsung.

Porto. Câmara Municipal
Copyright ©2021 Porto. Câmara Municipal
InvestPorto