Notícias

Replai
24 Junho 2020
Startup portuguesa Replai recebe financiamento de 1,1 milhões de euros
Jornal Económico

A startup portuguesa Replai fechou uma ronda de investimento seed de 1,1 milhões de euros, um montante que será utilizado para desenvolver o seu negócio de produção multimédia, aumentar a equipa e expandir a empresa para mercados como o Reino Unido ou os Estados Unidos. 

O financiamento foi encabeçado pela Bright Pixel e contou ainda com a participação da Ideias Glaciares, Clever Advertising, dos fundadores da Unbabel e outros business angels, membros de empresas do gaming e aplicações como a Playrix, Nekki, Aptoide e Dashdash.

A empresa, que recorre a inteligência artificial para criar short-videos sobretudo para a indústria dos esports, foi fundada no ano passado por João Costa e Francisco Pacheco. A dupla de empreendedores desenvolveu uma plataforma que automatiza a criação de vídeos de curta duração através de algoritmos que analisam vídeos mais longos e extraem deles informação. 

Hoje, conta uma equipa de cerca de dez colaboradores e tem como conselheiros, personalidades que fazem parte de multinacionais como EA Sports, Google e WhatsApp.

Os fundadores da Replai lembram que as previsões apontam para que o mercado dos desportos eletrónicos, em breve, ultrapasse o valor dos tradicionais, mas alertam que as oportunidades de monetização "ainda estão muito aquém de outros setores como o do mobile gaming – que, em 2019, gerou mais de 100 mil milhões de dólares em receitas”, de acordo com os dados do relatório "The State of Mobile 2020” da App Annie. "A nossa missão passa por ajudar as empresas de esports a tirar partido desta mudança de paradigma e a monetizar os seus conteúdos. Esta ronda permite-nos, acima de tudo, reunir um painel de especialistas em gaming e tecnologia que nos irá ajudar a dar o salto o mais cedo possível”, dizem João Costa e Francisco Pacheco.

"A solução baseada em inteligência artificial da Replai irá acelerar massivamente a distribuição e a monetização das transmissões de esports, impulsionando o desenvolvimento da indústria. Acredito que o impacto da Replai começará a ser sentido muito em breve, pelo que é um privilégio poder fazer parte desta jornada”, completou Wolfgang Allisat, diretor de vendas da Unbabel.


Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal