Notícias

U.Porto lidera na inovação em Portugal e é a universidade que submete mais patentes na Europa
14 Maio 2020
U.Porto lidera na inovação em Portugal e é a universidade que submete mais patentes na Europa

O relatório anual do European Patent Office (EPO) reforça o estatuto da U.Porto - incluindo Faculdades e Institutos Associados - como um dos principais motores de inovação em Portugal, e a Universidade que submete mais patentes em território europeu.

A U.Porto registou 18 novas comunicações de invenção, provenientes das faculdades de Arquitetura, Ciências, Engenharia, Farmácia, Letras e ICBAS. Foram ainda submetidos 67 pedidos internacionais em territórios como Europa, Estados Unidos, Canadá ou China.

Estes números levaram a Universidade do Porto a alcançar, no ano passado, a marca das 700 patentes submetidas tanto a nível nacional como internacional. A U.Porto terminou 2019 com 339 patentes e pedidos de patente ativos no seu portfolio.

Das 17 patentes submetidas, e cujo primeiro titular seja a Universidade do Porto ou um Instituto Associado, seis foram geridas pela U.Porto Inovação - o gabinete de transferência de conhecimento da Universidade do Porto - e são invenções desenvolvidas por investigadores das faculdades da U.Porto.

Estas seis invenções estão repartidas pelas faculdades de Ciências (FCUP), Engenharia (FEUP), Farmácia (FFUP) e Medicina (FMUP), e incluem um inovador antioxidante capaz de chegar à mitocôndria das células da pele e, assim, manter as suas propriedades naturais e minimizar os efeitos da oxidação; um hidrogel que torna os eletroencefalogramas mais cómodos para os pacientes; formas de utilizar o bagaço de azeitona na indústria dos cosméticos naturais e suplementos alimentares; e um bio marcador para rastreio pré-natal da síndrome de transfusão feto-fetal, condição que pode surgir em gravidezes de gémeos.

Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal