Notícias

Universidade do Porto
10 Março 2021
U.Porto sobe degraus entre as melhores do mundo em diversas áreas

A instituição de ensino figura entre as 400 melhores universidades do mundo em 25 das 51 áreas de estudo. Em quatro das áreas avaliadas pela edição de 2021 do QS World University Rankings by Subject, a Universidade do Porto aparece mesmo no "top 100”. É esta a fórmula que marca a melhor prestação de sempre no conceituado ranking.

Vamos por áreas. Os quatro cursos que colocam a U.Porto entre as 100 melhores são Arquitetura, Desporto, Engenharia Civil e a entrada direta de Gestão de Informação para o 49.º lugar, no primeiro ano em que a área de estudo é avaliada pela Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições segundo indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.

Logo a seguir, Engenharia Mecânica e Engenharia Química mantêm-se no grupo das 101-150 mais reputadas, patamar alcançado este ano pelas Ciências Farmacêuticas. Entre as 151 e as 200 melhores estão as áreas de Agricultura, Arte e Design, Ciências do Ambiente, Educação, Engenharia Eletrotécnica, Farmácia e Farmacologia.

Já os cursos nos campos da Ciência dos Materiais, Ciências Biológicas, Línguas Modernas, e da Química põem a U.Porto entre as 201 e 250 melhores do mundo, enquanto Ciências de Computadores, Finanças e Medicina, a que se junta o regresso das áreas de Psicologia e Sociologia, compõem a lista até ao número 300.

A terminar, entre as 301 e as 350 melhores no ranking estão Economia, Gestão e Matemática. A lista que coloca a U.Porto entre as 400 melhores universidade do mundo fecha com as áreas de Física e Astronomia.

Mas há mais. Além dos rankings específicos, o QS World University Rankings by Subject classifica também as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento. Aquela em que a U.Porto surge mais bem posicionada – no 178.º lugar numa lista mundial encabeçada pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology – volta a ser a de Engenharia e Tecnologia. Seguem-se as Ciências da Vida e Medicina (248.ª posição, onde o líder é a Universidade de Harvard), Artes e Humanidades (284.ª, com a primeira posição a pertencer à Universidade de Oxford), Ciências Naturais (316.ª) e Ciências Sociais e Gestão (era 357.ª, onde a Universidade de Harvard volta a ser a melhor a nível mundial).

Universidade triplica presença a nível nacional

Na comparação com as outras instituições de ensino superior nacionais, a Universidade do Porto surge como a melhor em 17 áreas de estudo, quase o triplo face ao ano anterior.

Educação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica/Aeronáutica, Engenharia Química, Medicina e Química continuam a levar o destaque e repetir o primeiro lugar na tabela. A liderança é engordada, agora, com a prestação alcançada pelas áreas de Agricultura, Arquitetura, Arte e Design, Ciência dos Materiais, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Gestão de Informação e Psicologia.

No segundo lugar, o nome da U.Porto aparece ao lado de Ciência de Computadores, Línguas Modernas, Matemática e Sociologia, e o pódio fecha com Economia, Finança, Física e Astronomia, e Gestão.

Na avaliação referente a grandes áreas, a U.Porto é a melhor instituição nacional em Engenharia e Tecnologia e das Ciências da Vida e Medicina.

Só no ano passado, a U.Porto foi distinguida em rankings como o NTU Ranking 2020, considerado um dos principais medidores internacionais do desempenho científico das instituições de ensino superior, o Shanghai Ranking Consultancy (mais do que uma vez), ou, na produção científica, o CWTS Leiden Ranking.

Porto. Câmara Municipal
Copyright ©2021 Porto. Câmara Municipal
InvestPorto