Notícias

Patentes
24 Agosto 2020
Universidade do Porto lidera em pedidos de patente

A Universidade do Porto e os seus institutos associados ganham destaque este ano, mais uma vez, no campo da Proteção de Propriedade Intelectual. De acordo com o Barómetro de Patentes Made in Portugal, publicado este mês pela Inventa Internacional, 71 dos pedidos de patentes, tanto nacionais como internacionais, tiveram origem na Universidade do Porto. Estes números são referentes a pedidos de patentes publicados em 2019 e não submetidos.

O relatório evidencia, também, a forte presença das universidades portuguesas como as entidades que mais submetem pedidos de patente tanto em Portugal como na Europa, Estados Unidos e China (países nos quais se centrou a análise). Dos 71 pedidos associados à U.Porto, 47 respeitam a invenções provenientes das Faculdades da Universidade e 24 do INESC TEC.

Vale a pena destacar que a UP também renovou o primeiro lugar como instituição que mais submete pedidos de patente na Europa.

Os seguintes lugares no top 20 são ocupados pela Universidade do Minho e pela Novadelta - Comércio e Indústria de Cafés, ambas com 46 pedidos, pela Universidade de Lisboa, com 31, e pela Universidade de Aveiro, com 25.

Copyright ©2020 Porto. Câmara Municipal