Notícias

URBACT Infoday
27 Outubro 2017
URBACT Infoday
Na passada sexta-feira, 27 de Outubro, decorreu o Dia Informativo URBACT 2017 na biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. A iniciativa, organizada em parceria com a Câmara Municipal do Porto, deu a conhecer 12 Boas Práticas recentemente certificadas pela URBACT, assim como serviu de palco à promoção do novo Concurso para as Redes de Transferência URBACT (aberto até 10 de janeiro).

Portugal tem mantido uma forte adesão a este Programa Europeu, que permite às cidades trabalharem em conjunto para desenvolverem soluções sustentáveis para os principais desafios urbanos. Esta sessão contou com a participação de várias cidades portuguesas que divulgaram soluções urbanas em temas como a educação, a biodiversidade, a gestão ambiental, a cidadania, o património histórico e cultural, entre outros.

A experiência adquirida pela cidade do Porto com o Programa URBACT tem sido claramente positiva, pelo envolvimento efetivo em redes transnacionais, que têm facilitado o acesso a projetos europeus com impacto no desenvolvimento da cidade. Salienta-se a participação nas Redes "CSCD: smart city technologies” e "URBAN3S”, com o Projeto IN Focus – "Smart Specialization at Local Level”, que envolve uma rede de cidades europeias, orientadas para o aumento da competitividade e para a criação de emprego com base em estratégias de especialização próprias, tendo como principal desafio desenvolver políticas urbanas robustas que permitam a identificação e captação de novas oportunidades.

O Concurso agora apresentado visa criar até 25 Redes de Transferência, que incidem na adaptação e transferência de boas práticas comprovadas entre as cidades da UE. Essas redes funcionarão assim como uma ferramenta de troca e aprendizagem.

O programa URBACT é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

www.porto.pt/noticias/porto-e-exemplo-de-boas-praticas-de-cooperacao-entre-cidades-europeias
Copyright ©2019 Porto. Câmara Municipal